APRESENTAÇÃO

A revista científica RCPharma – Revista de Ciências Farmacêuticas, é um periódico do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário Braz Cubas.

A RCPharma tem por objetivo divulgar produções técnico-científicas originais e inéditas, de temas relacionados à área de Ciências da Saúde, com enfoque nas Ciências Farmacêuticas. Trata-se de uma revista de caráter multidisciplinar com periodicidade semestral. A publicação de seu primeiro número data de janeiro de 2019. O andamento das atividades administrativas da revista é de responsabilidade do Conselho Editorial.

O Conselho Editorial possui ainda, a função de selecionar os avaliadores dos artigos submetidos a revista para publicação. O Conselho Editorial é composto por um grupo de professores do Departamento de Ciências da Saúde da Braz Cubas Educação e de professores externos convidados.

O corpo científico de avaliadores apresenta entre si uma heterogeneidade destacada, com perfil inter e transdisciplinar, sendo composto por pesquisadores de diferentes áreas das Ciências da Saúde e de diferentes instituições de ensino superior.

Desde sua primeira edição o periódico apresenta conteúdo de acesso livre aos seus leitores, em sua publicação on-line.

O escopo da revista abrange a divulgação de resultados de pesquisa que contemplem avanços no processo saúde, doença e cuidado, bem como no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde. Neste periódico, entende-se que a publicação de estudos com os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, experimentais e aplicados é uma forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde de forma interdisciplinar.

São aceitos para publicação, trabalhos nas seguintes categorias: Artigos originais; Artigos de revisão; Relatos de caso, entre outros. Atualmente a revista está organizada em seções, de acordo com a área do conhecimento temático dos artigos publicados. Estas seções tem o processo editorial acompanhado por pesquisadores que compõem o corpo editorial da revista RCPharma, e incluem:

  • Educação & Saúde: apresenta artigos com mérito científico na área de Educação em Saúde. Compõe esta seção, estudos sobre a formação do profissional de saúde enquanto educador, cuidador e promotor da saúde humana. Publica artigos que contribuam para qualificar as práticas educativas específicas desse campo do conhecimento;
  • Ciências Farmacêuticas & Saúde: possui artigos com mérito científico relacionados com a área de conhecimento das Ciências farmacêuticas. Compõe esta seção, manuscritos que contemplem estudos na área da terapia de medicamentos, desde a sua pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos seus efeitos, bem como temas nas áreas das análises clínicas, toxicológicas e de alimentos. Abrange as abordagens qualitativa e quantitativa de investigação.
  • Ciências Básicas & Saúde: reúne estudos com mérito científico nas áreas das Ciências Básicas da Saúde. Compõe esta seção, os estudos realizados nas seguintes áreas do conhecimento: Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Histologia. Publica estudos experimentais in vitro, em animais e humanos que contribuam para o avanço no conhecimento dos processos químicos e biológicos em saúde, na busca da aplicação desses conhecimentos na promoção em saúde, no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.
  • Epidemiologia, Saúde e Sociedade: nessa seção são aceitas e publicadas pesquisas que abordam o diagnóstico de saúde comunitária, monitoramento das condições de saúde, identificação dos determinantes de doenças e agravos, validação de métodos diagnósticos, estudo da história natural das doenças e avaliação epidemiológica de serviços de saúde.
  • Contexto & Saúde geral: Nesta seção são publicados artigos que não estão relacionados com as demais seções desta revista, mas que contemplam avanços no processo saúde-doença, no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde.