MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
Este artigo trata uma breve trajetória dos principais marcos da educação, desde o descobrimento do Brasil até os tempos atuais. Objetivou-se analisar as políticas públicas pós Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando os avanços educacionais motivados na estrutura e princípios desse documento. Especificamente, conhecer o processo histórico educacional brasileiro, identificar a constituição da escola única. Esse estudo se justifica, considerando o referido Manifesto ser um dos principais acontecimentos para a educação nacional que continua a legitimar muitos dos desejos educacionais na federação brasileira. Como método utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Na coleta de dados realizou-se um levantamento de dados rebuscando-se o passado e revistando o presente. Procedeu-se dos aspectos históricos, confrontos aos dados estatísticos. Nos resultados analisados, verificou-se que esse documento subscrito por vinte e seis (n=26) intelectuais, líderes da sociedade civil, escritores, radialistas e professores muitos aspectos importantes foram acrescentados, como: a responsabilidade do Estado pela escola brasileira, a laicidade, a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino, a coeducação, a constituição da escola única embasada num trabalho produtivo fundamental, a promoção das relações sociais com distinção da educação tradicional e vista como grande contribuição da escola nova na organização científica da escola. Conclui-se ser possível compreender que os problemas educacionais estão vinculados a implementação e implementação de políticas públicas, bem como perceber proximidades com às possibilidades para soluções pertinentes.