MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Lívia Maria Rassi Cerce Universidade Católica de Brasília UCB, DF, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8084-7129
  • Célio da Cunha Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.
Palavras-chave: Educação. Manifesto dos Pioneiros. Políticas Públicas

Resumo

Este artigo trata uma breve trajetória dos principais marcos da educação, desde o descobrimento do Brasil até os tempos atuais. Objetivou-se analisar as políticas públicas pós Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando os avanços educacionais motivados na estrutura e princípios desse documento. Especificamente, conhecer o processo histórico educacional brasileiro, identificar a constituição da escola única. Esse estudo se justifica, considerando o referido Manifesto ser um dos principais acontecimentos para a educação nacional que continua a legitimar muitos dos desejos educacionais na federação brasileira. Como método utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Na coleta de dados realizou-se um levantamento de dados rebuscando-se o passado e revistando o presente. Procedeu-se dos aspectos históricos, confrontos aos dados estatísticos. Nos resultados analisados, verificou-se  que esse documento subscrito por vinte e seis (n=26) intelectuais, líderes da sociedade civil, escritores, radialistas e professores muitos aspectos importantes foram acrescentados, como: a responsabilidade do Estado pela escola brasileira, a laicidade, a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino, a coeducação, a constituição da escola única embasada num trabalho produtivo fundamental, a promoção das relações sociais com distinção da educação tradicional e vista como grande contribuição da escola nova na organização científica da escola. Conclui-se ser possível compreender que os problemas educacionais estão vinculados a implementação e implementação de políticas públicas, bem como perceber proximidades com às possibilidades para soluções pertinentes.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Católica de Brasília UCB, DF, Brasil.

Membro Titular do Conselho Municipal de Cristalina/GO. Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília - Bolsista Capes. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Claretiana de Batatais/SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista/SP. Autora do livro "A Relação Afetiva nos Processos de Ensino e Aprendizagem entre Professores e Alunos das Classes de Alfabetização" e de outros artigos científicos na área da Educação. E-mail: profliviamaria2018@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8084-7129

{$author}, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia(Lisboa) Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. E-mail: celio.cunha226@gmail.com

Publicado
2021-10-18