FEMINISMO: NASCIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO MOVIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, SOCIAL, POLÍTICA E FILOSÓFICA.
Palavras-chave:
Feminismo, história, social, política, filosofia.
Resumo
O feminismo pode ser definido como um movimento de luta e combate as desigualdades de direitos entre mulheres e homens. Trata-se de uma construção coletiva devendo repercutir em práticas mais humanitárias, na medida, em que busca práticas que promovam mais igualdade. Pensado assim, este movimento se estruturou socialmente através de políticas, que são viabilizadas por construções teórico-filosóficas-reflexivas, mas, sobretudo, por processos sociais materializados cotidianamente ao longo dos anos. Este ensaio buscou por meio de uma varredura na literatura pertinente a temática construir discussões cujo propósito é estabelecer as dimensões estruturais deste movimento a partir de uma perspectiva histórica, social, política e filosófica.
Publicado
2021-10-18
Como Citar
Macedo Callou, R., Alves Sampaio Benelli, L., Oliveira, D., Albuquerque, G., & Quirino, G. (2021, outubro 18). FEMINISMO: NASCIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO MOVIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, SOCIAL, POLÍTICA E FILOSÓFICA. Diálogos Interdisciplinares, 10(1), 366-379. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1006
Seção
Ensaios
A Revista Diálogos Interdisciplinares reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Diálogos Interdisciplinares. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.