FEMINISMO: NASCIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO MOVIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, SOCIAL, POLÍTICA E FILOSÓFICA.

Palavras-chave: Feminismo, história, social, política, filosofia.

Resumo

O feminismo pode ser definido como um movimento de luta e combate as desigualdades de direitos entre mulheres e homens. Trata-se de uma construção coletiva devendo repercutir em práticas mais humanitárias, na medida, em que busca práticas que promovam mais igualdade. Pensado assim, este movimento se estruturou socialmente através de políticas, que são viabilizadas por construções teórico-filosóficas-reflexivas, mas, sobretudo, por processos sociais materializados cotidianamente ao longo dos anos. Este ensaio buscou por meio de uma varredura na literatura pertinente a temática construir discussões cujo propósito é estabelecer as dimensões estruturais deste movimento a partir de uma perspectiva histórica, social, política e filosófica.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Regional Do Cariri

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da URCA.

{$author}, Universidade Regional Do Cariri

Enfermeira, Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri; Docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (URCA); Docente do Mestrado em Saúde da Família - RENASF (URCA) e docente colaboradora do Mestrado profissional em Saúde da Criança (UECE/URCA). Coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica (URCA).

{$author}, Universidade Regional Do Cariri

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde –  FMABC, Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri  (URCA), Docente permanente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem e do Mestrado em Saúde da Família - RENASF (URCA) e, Coordenadora do Observatório da Violência e Direitos Humanos do Cariri – URCA, Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI).

{$author}, Universidade Regional Do Cariri

Enfermeiro, Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e pós-doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem, do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora URCA e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri.

Publicado
2021-10-18

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##