Um olhar sobre os influenciadores digitais cristãos:

confluências entre Evangelho, comunidades terapêuticas e mídia

  • Ricardo Kuhl Bretones PUC-Campinas
  • Tarcisio Torres Silva PUC-Campinas
Palavras-chave: influenciador digital, mídia sociais, religião, deive leonardo, jesuscopy

Resumo

Este trabalho tem como o escopo os influenciadores digitais cristãos e seu crescente alcance em mídias digitais no Brasil. Fruto de uma geração que aprendeu com outros religiosos que no passado fizeram uso da mídia de massa para disseminar a fé, os novos influenciadores digitais cristãos atualizam a fórmula do sucesso por meio das ferramentas que hoje estão disponíveis, tais como redes sociais, transmissões ao vivo, palestras motivacionais e venda de produtos. Em função da sua crescente relevância para o meio, foram selecionados dois casos: o pastor Deive Leonardo e o movimento cristão JesusCopy. O intuito é analisar os meios que utilizam para realizar uma comunicação efetiva, crescente e inovadora para o cenário religioso. Como método, empregamos a análise das ferramentas de comunicação utilizadas e do conteúdo das mensagens, além de observar o resultado obtido em si medido por meio do engajamento e outras métricas disponíveis. A seleção dos conteúdos leva em conta sua relevância para a comunidade (verificada por meio do número de acessos) ou ainda a importância para a melhor compreensão da atuação comunicacional dos religiosos. Concluímos que a união do cenário gospel não representado pela mídia tradicional, junto com a mensagem do Evangelho comunicada com o uso de ferramentas assertivas, resultam em números que mostram uma alteração significativa na transmissão da fé e da comunicação religiosa no país. Além disso, ressaltamos as transformações na linguagem e nas formas de abordagem com o público, com aproximações de diferentes tipos de estratégias narrativas e imagéticas, que incluem alto nível de produção, linguagem informal e o estreitamento da religião com o fenômeno das comunidades terapêuticas.

Biografia do Autor

{$author}, PUC-Campinas

Graduando em Publicidade e Propaganda. Bolsista de iniciação científica (bolsa FAPIC/Reitoria). 

{$author}, PUC-Campinas

Professor pesquisador do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Docente do mestrado em Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Pubicidade e Propaganda. Doutor em Artes Visuais (Unicamp). 

Publicado
2022-03-31