FATORES MOTIVADORES QUE AFETAM A INTENÇÃO DOS INDIVÍDUOS NA UTILIZAÇÃO DOS CANAIS ANÔNIMOS DE DENÚNCIAS.

  • Luiz Antonio de Siqueira FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Fernando Borsatto
  • Marcelo Villaboas Azócar
Palavras-chave: canal de denúncia, utilização dos canais de denúncia, canais anônimos

Resumo

Muito se tem discutido sobre a importância do canal de denúncias e seu anonimato como influenciadores e motivadores para profissionais mantenham um ambiente ético dentro das conformidades estabelecidas.

            Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo identificar os fatores motivadores que levam os indivíduos a utilizarem ou não os canais de denúncia anônimos e descrever se o anonimato, a sua confiança e o feedback das ações oriundas das denúncias são relevantes para encorajar os indivíduos a comunicarem problemas de compliance.

       O tipo de pesquisa realizado foi, em sua primeira etapa, exploratório, de natureza qualitativa pela utilização da bibliografia e literatura acadêmica e em sua segunda etapa, descritiva de natureza quantitativa. Como estratégia para coleta de dados, optou-se por um questionário estruturado (survey) que foi aplicado durante o mês de dezembro de 2019 e que obteve 121 respondentes.      Com os resultados das análises obtidas, entende-se a necessidade de um aprofundamento, uma vez que não foi possível identificar uma correlação entre o número de denúncias e a existência do canal anônimo de denúncia. Mas a comunicação da existência dos canais de denúncias e uma boa comunicação do funcionamento desses canais mostraram-se correlacionados ao número de denúncias, assim como o feedback das ações e a transparência desses canais.

Publicado
2022-03-31