NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E CULTURAS ATIVISTAS

ASPECTOS POÉTICOS E DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA DO FILME A GAROTA DINAMARQUESA

Palavras-chave: Mídia. Narrativa. Estilo.

Resumo

Considerando a área de Tecnologias de Produção, no eixo Comunicações, é perceptível que os produtos midiáticos colaboram para a construção da imagem de pessoas e grupos sociais. Pensando no cinema e nas culturas ativistas, indagamos: como se constituem as representações da transexualidade nas narrativas audiovisuais? Para um aproveitamento melhor do tempo de pesquisa, elege-se como objeto de estudo o filme A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, 2015). O objetivo geral é compreender a composição de uma personagem trans, por meio de seus aspectos poéticos e discursivos. Dentre os objetivos específicos, estão: entender a estrutura narrativa do referido filme; observar os recursos estilísticos utilizados; e desenvolver o olhar crítico a respeito desse tipo de produto midiático. O percurso metodológico une os estudos de poética cinematográfica – com base em Bordwell (2008) – e de discurso literário – em diálogo com Maingueneau (2018) –, culminando em uma análise narrativa e estilística, como sugerida por Hergesel (2019). O referencial teórico é composto por autores como Schoonover e Galt (2015), sobre cinema queer, e Butler (2018), sobre performatividade. A relevância científica está no aprofundamento de discussões inerentes à área Interdisciplinar e no entendimento da construção social do contemporâneo. O impacto para a sociedade pode ser constatado no esforço para compreensão da representação da figura trans, grupo de maior marginalização e que sofre diariamente violências de ordem estrutural. Espera-se, com o desenvolvimento deste projeto, contribuir com discussões acerca da representação midiática de transexuais pelo cinema contemporâneo e registrar o impacto social possível diante do consumo de um filme com protagonista transexual.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Orientador da pesquisa. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Dias, L. X., & Hergesel, J. P. (2023). NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E CULTURAS ATIVISTAS: ASPECTOS POÉTICOS E DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA DO FILME A GAROTA DINAMARQUESA. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 2-7. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1025