A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O ENSINO SUPERIOR:

DISCUTINDO ACESSO, PERMANÊNCIA E PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVAS

  • Rafael Lima Medeiros Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Ivone Panhoca Universidade de Mogi das Cruzes
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo
Palavras-chave: Pessoa com deficiência, Ensino superior, Acessibilidade e inclusão

Resumo

O presente artigo tem por razão levantar uma análise crítica acerca do acesso e da permanência da pessoa com deficiência no ensino superior, bem como realizar considerações acerca das práticas de ensino inclusivas, pautadas, sobretudo, na quebra das barreiras que marginalizam a pessoa com deficiência. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de artigos científicos indexados que versam sobre as temáticas do ensino superior inclusivo e do acesso da pessoa com deficiência aos ambientes formais de educação superior científica, tecnológica e profissional. Desta forma, a construção deste trabalho reunião a literatura recuperada acerca da importância das práticas pedagógicas inclusivas para a manutenção da dignidade humana e da cidadania no que tange a pessoa com deficiência e seus direito à educação continuada, à graduação e a pós-graduação.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutorando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharela em Fonoaudiologia e Letras: Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas). Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

{$author}, Universidade Cidade de São Paulo

Bacharel, Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade de Sâo Paulo (USP). Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de Sâo Paulo (USP). Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Publicado
2021-10-18

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##