RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIA REMOTA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO CURSO DE ENFERMAGEM

Palavras-chave: Pandemia da Covid-19; Metodologia remota; Relato de Experiência.

Resumo

Esta investigação científica tem como objetivo relatar a experiência do uso da metodologia remota, no período de pandemia da Covid-19, como garantia de oferta de ensino em uma modalidade não presencial, do Curso de Graduação em Enfermagem, do Centro Universitário de Educação Superior da Paraíba (UNIESP), como medida diante da situação de excepcionalidade, causada pelo COVID-19 desde o mês de março de 2020. A presente pesquisa é um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Com a análise dos dados, observou-se que, com a adoção do isolamento social, os professores e alunos precisaram se reinventar e aderir às aulas remotas ou ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com o intuito de garantir a continuidade das aulas. Foi a partir da determinação da suspensão de aulas presenciais, em consequência do isolamento social como meio preventivo para a COVID-19, os docentes precisaram utilizar metodologias ativas, por via remota, no processo educacional, garantindo aos discentes aulas. Constatou-se, ainda, que a pandemia provocou a necessidade de respostas rápidas e efetivas, por parte das Instituições, não havendo tempo hábil para maiores discussões e análises. Nada mais será como antes. Os paradigmas, as crenças, os dogmas, a educação, a saúde pública, a economia, as relações de trabalho, as interações e subjetividades próprias das relações pessoais, as políticas de Estado, bem as consequências e os impactos impostos pelo isolamento social, foram a causa de um cruel choque de realidade, que expôs toda a fragilidade do ser humano e das instituições que se acreditava inabaláveis.

 

Biografia do Autor

Suely Aragão Azevêdo Viana, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020-em andamento). Mestre em Educação na Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2018).  Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (2007). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2010), Enfermagem do Trabalho (2014) e Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (2019). Graduanda em Pedagogia pela Claretiano - Centro Universitário (2020-em andamento). Atualmente estou trabalhando como professora do Centro Universitário de Educação do Ensino Superior - UNIESP e Coordenadora da Escola Técnica Estadual de Saúde Professora Clóris Torres de Oliveira. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior-GAES da Universidade Federal da Paraíba coordenado pela professora Dra. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra. Já atuei como professora e supervisora de estágios da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança; enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Rita/PB e da Maternidade Frei Damião em João Pessoa/PB. Tenho experiência na área de Docência com ênfase em Políticas Públicas de Saúde e Educação, Atenção Básica, Saúde Mental e Metodologia da Pesquisa.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Viana, S. A. A., & Guerra, M. das G. G. V. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIA REMOTA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO CURSO DE ENFERMAGEM. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 16-29. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1032

Most read articles by the same author(s)