RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIA REMOTA FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Esta investigação científica tem como objetivo relatar a experiência do uso da metodologia remota, no período de pandemia da Covid-19, como garantia de oferta de ensino em uma modalidade não presencial, do Curso de Graduação em Enfermagem, do Centro Universitário de Educação Superior da Paraíba (UNIESP), como medida diante da situação de excepcionalidade, causada pelo COVID-19 desde o mês de março de 2020. A presente pesquisa é um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Com a análise dos dados, observou-se que, com a adoção do isolamento social, os professores e alunos precisaram se reinventar e aderir às aulas remotas ou ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com o intuito de garantir a continuidade das aulas. Foi a partir da determinação da suspensão de aulas presenciais, em consequência do isolamento social como meio preventivo para a COVID-19, os docentes precisaram utilizar metodologias ativas, por via remota, no processo educacional, garantindo aos discentes aulas. Constatou-se, ainda, que a pandemia provocou a necessidade de respostas rápidas e efetivas, por parte das Instituições, não havendo tempo hábil para maiores discussões e análises. Nada mais será como antes. Os paradigmas, as crenças, os dogmas, a educação, a saúde pública, a economia, as relações de trabalho, as interações e subjetividades próprias das relações pessoais, as políticas de Estado, bem as consequências e os impactos impostos pelo isolamento social, foram a causa de um cruel choque de realidade, que expôs toda a fragilidade do ser humano e das instituições que se acreditava inabaláveis.