MACHINE LEARNING:

INTERFERÊNCIAS AO SUJEITO E À SUA SUBJETIVIDADE NA ERA DAS INFORMAÇÕES ONLINE

  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
  • Jonathan dos Santos Rausch FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
  • Maria Margarida da Conceição Neta FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
  • Maria Izabel de Moraes Barros FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
  • Sirleide de Cirqueira Leão Carvalho
  • Maria Jackeline Gomes dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Palavras-chave: confiança, informação, Machine learning, redes sociais, subjetividade

Resumo

A Machine Learning pode ser usada para levar informações tendenciosas e permitir que sejam transmitidas ao usuário certo. Há diversos teóricos preocupados com a subjetividade do sujeito ser afetada pelas informações (FOSTER, 2012; BALDACCI et al, 2017; RODRIGUES, 2018), visto que esse mecanismo molda a opinião dos usuários de diversas formas. Foi buscado entender como é usada essa tecnologia, nos principais meios de obtenção de informação, online, relacionada à forma de passar informação ao usuário e a sua influência. Obter quais, destes meios de obtenção de informação mais tem a confiança dos estudantes de Psicologia da FACESF para relacionar às informações encontradas, pois, segundo Baldacci, Buono & Gras (2017, p. 157 et seq) os utilizadores privilegiam conteúdos que confirmem suas visões de mundo, e essas plataformas não só privilegiam isto, mas sabem e também tem acesso à visão dos utilizadores. Houve utilização do método exploratório, para compreender o funcionamento e a problematização da Aprendizagem de Máquina e relacionar aos dados obtidos na pesquisa de campo. Os resultados mostram falta de confiança nas principais redes que utilizam da Machine Learning, mas também mostram um não uso das redes que não fazem uso dele. A bibliografia é algo que deve ser ainda expandido, pois foi encontrado, além das interferências à subjetividade e opiniões do sujeito, uma possível relação com o aumento da tendência suicida para com pessoas com transtornos mentais, como ocorrido com o caso da baleia azul, em diversas redes sociais, que mesmo removendo palavras-chaves da Aprendizagem de Máquina nos portais, aglomeradores, fóruns e nas redes sociais, pôde não ser o bastante para acabar com a influência negativa do mecanismo nesse contexto, como em qualquer outro aqui falado, se fazendo necessária a intervenção da psicologia para entendimento do todo.

Biografia do Autor

Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião, FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Pós-Graduação em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-Graduação em Neuropsicologia pela CPHD-CPN/UNIFESP, Formação em Reabilitação Neuropsicológica pelo INAP-CPN/UNIFESP, Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela NTCBA-FACCAT, Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (FCHE). Atua como como docente do ensino superior no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)  e coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF); além de atuação na clínica particular como Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental e Neuropsicóloga.

Jonathan dos Santos Rausch, FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF

Maria Margarida da Conceição Neta, FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF

Maria Izabel de Moraes Barros, FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF

Sirleide de Cirqueira Leão Carvalho

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF

Maria Jackeline Gomes dos Santos, FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial pela Universidade de Pernambuco, graduação em Psicologia e Licenciatura pela Universidade de Guarulhos. Diretora do setor de Vigilância Socioassistencial Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Assistência Social do Município de Cabrobó-PE, atua também como docente do ensino superior no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco- FACESF; além de atuação como Psicóloga no setor Psicossocial do Sistema Prisional de Pernambuco.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Serapião, L. B. F. A., Rausch, J. dos S., Neta, M. M. da C., Barros, M. I. de M., Carvalho, S. de C. L., & dos Santos, M. J. G. (2023). MACHINE LEARNING:: INTERFERÊNCIAS AO SUJEITO E À SUA SUBJETIVIDADE NA ERA DAS INFORMAÇÕES ONLINE. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 31-40. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1034

Most read articles by the same author(s)