Os EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DAS REDES DE SUPRIMENTO NA GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA.

  • Luiz Antonio de Siqueira FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Fernando Borsatto
Palavras-chave: Rede de suprimentos, vantagem competitiva, parceria com fornecedores, relacionamento com clientes

Resumo

O gerenciamento eficiente da rede de suprimentos tem sido cada vez mais utilizado como uma estratégia capaz de resultar em fonte de vantagem competitiva para as organizações, visto que a concorrência nos diversos mercados, cada vez mais se dá entre as redes de suprimento e não entre empresas individuais, mesmo se parte de seus elos sejam comuns ou compartilhados entre várias organizações. Considerando este cenário, o presente artigo busca identificar estratégias de parceria com fornecedores e de relacionamento com os clientes que podem gerar vantagem competitiva às organizações nas quais elas estão inseridas. Para este estudo, optou-se por uma pesquisa quantitativa e adotou-se o questionário (survey) como instrumento de coleta de dados aplicado a respondentes atuantes na área de gestão de rede de suprimentos ou que possuíssem algum relacionamento com esta área. As análises dos dados coletados, demonstraram haver correlação entre variáveis do constructo Parceria com Fornecedores Estratégicos e variáveis do constructo Vantagem Competitiva, da mesma forma que houve interações entre variáveis do constructo Relacionamento com o Cliente e o constructo Vantagem Competitiva.

Biografia do Autor

Fernando Borsatto

CEO da Celta Brasil e Zeogroup. Mestrando em Gestão de Negócios pela FIA - Fundação Instituto de Administração

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Siqueira, L. A. de, & Borsatto, F. (2023). Os EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DAS REDES DE SUPRIMENTO NA GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 53-68. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1037