TECNOLOGIA A FAVOR DA SAÚDE PÚBLICA: DETECÇÃO DA ADULTERAÇÃO DO LEITE COM MELAMINA

  • Aline Nunes Correia Centro universitário Braz Cubas
  • Tamiris Aparecida de Matos Centro universitário Braz Cubas
  • Lucas Kazuo Mizo Guti Menezes Centro universitário Braz Cubas
  • Luis Henrique Rosa de Campos Centro universitário Braz Cubas
  • Antônio Carlos da Cunha Migliano Centro universitário Braz Cubas
Palavras-chave: Circuito Ressonante, ; Permissividade, Caracterização Eletromagnética

Resumo

O leite é um produto consumível, necessário para manter a qualidade de vida dos seres humanos em função de suas proteínas, lipídeos e gorduras de qualidade. Desta forma, a preocupação dos órgãos que atuam na inspeção e certificação dos produtos consumíveis tem-se elevado em função da crescente demanda e do aumento nos custos de produção. Os efeitos dessas ocorrências induzem ao surgimento de fornecedores irregulares, que podem praticar a adulteração do produto com gordura vegetal, água, bicarbonato, formol ou melamina. Contudo, além do excesso de inserção de produtos não rotulados, essas substâncias são danosas à saúde. A melamina, por exemplo, é uma substância que apresenta graves riscos para a saúde de quem a ingere. Esse composto possui teor alcalino formado por quase 70% de nitrogênio, cujo propósito é mascarar a deficiência de proteína do leite consumível. Dentro desse contexto, processos distintos são desenvolvidos para garantir a qualidade e segurança do leite comercializado. No entanto, os métodos tradicionais são dispendiosos e complexos, além de envolver em sua operação pessoal altamente qualificado. Assim, a motivação deste projeto é apresentar um método econômico e rápido, por meio da medida da permissividade complexa do líquido, permitindo quantificar a contaminação de melamina no leite. Para tanto, o projeto é fundamentado em pesquisas relacionadas ao tema caracterização eletromagnética de matérias, além de ensaios técnicos efetuados com auxílio de um osciloscópio e um gerador de frequência para avaliar o retorno do circuito ressonante ao detectar o acréscimo de melamina no leite. Assim, desenvolveu-se um circuito eletrônico simples que possibilita quantificar a concentração da melamina no leite, tornando-se uma técnica eficaz em comparação aos processos existentes. O circuito ressonante foi definido em função das curvas de dispersão da permissividade complexa, extraídas com um analisador de impedâncias, na faixa de 100 Hz até 40 MHz.

Biografia do Autor

Antônio Carlos da Cunha Migliano, Centro universitário Braz Cubas

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1982), Mestrado em Física do Estado Sólido(IFUSP-1989) e Doutorado em Engenharia Elétrica (EPUSP-1996). Pós Doutorado em Filmes Finos e Nanotecnologia (IFUSP-2015). Atualmente é Pesquisador Doutor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Comando da Aeronáutica - Ministério da Defesa, Chefe da Divisão de Física Aplicada (IEAv/EFA), Docente Permanente Doutor do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/IEAv/IAE) e Professor Titular Doutor da Universidade Braz Cubas (UBC). Trabalha nas áreas de Materiais Eletromagnéticos, Microondas a Terahertz (THz) e Compatibilidade Eletromagnética (EMC/EMI), atuando principalmente nos seguintes temas: materiais eletromagnéticos, caracterização eletromagnética de materiais, sensores eletromagnéticos, calibração de sensores, ambiente eletromagnético, ensaios de EMC/EMI , RADOMES, Blindagens eletromagnéticas e ferramentas CAE/CAD. Coordena o Laboratório Multiusuário de Sistemas Eletromagnéticos do IEAv, capacitado para avaliações de materiais e estruturas, na faixa de frequência, DC a 6 THz, micro- e nano- estruturados (AFM). Participa de projetos de desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, visando o planejamento pedagógico do ensino de graduação em engenharia na Brazcubas Educação.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Nunes Correia, A., Aparecida de Matos, T., Menezes, L. K. M. G., Rosa de Campos, L. H., & Migliano, A. C. da C. (2023). TECNOLOGIA A FAVOR DA SAÚDE PÚBLICA: DETECÇÃO DA ADULTERAÇÃO DO LEITE COM MELAMINA. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 108-117. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1056