COMPORTAMENTO PÓS-CONSUMO:

UMA ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO ARREPENDIMENTO

  • Islaine Isis Nunes Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Almiralva Ferraz Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gardênia Tereza Jardim Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Arrependimento; Insatisfação; Pós-consumo; Processo decisório.

Resumo

O ato de consumir é intrínseco a cada ser humano. Com ele, os indivíduos buscam satisfazer as suas necessidades, bem como os seus desejos. Porém, em algumas ocasiões, ocorrem insatisfações e até arrependimentos referentes aos itens adquiridos e o seu posterior consumo. Tais sentimentos negativos podem ser motivados pelas compras por impulso e/ou sem necessidade. Os conceitos de insatisfação e arrependimento se confundem, mas não se sobrepõem, assim, são distintos. Tomando como base os tipos de arrependimentos nomeados e descritos por Nicolao (2002), este artigo buscou analisar os fatores determinantes do arrependimento do consumidor, após a realização de uma compra. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratório, adotou-se o levantamento como técnica de pesquisa. Foram coletados dados em campo, através de 186 questionários válidos, que foram distribuídos em meio físico e eletrônico a potenciais consumidores, por meio de acessibilidade. Os dados coletados receberam tratamento quantitativo. Os resultados revelaram a presença da insatisfação e do arrependimento no processo de pós-consumo. Boa parte dos indivíduos que participou da presente pesquisa experimentou, em algum momento da vida, sentimentos negativos após o ato de consumo, quando ultrapassaram a etapa da compra propriamente dita e cruzaram a linha do consumo do produto ou serviço. O estudo revelou que o público pesquisado se enquadra nos quatro tipos de arrependimentos elencados por Nicolao (2002). Por fim, verificou-se a necessidade de estudos mais aprofundados acerca do tema, inclusive considerando a interferência de heurísticas que afetam o subconsciente humano e interferem, consideravelmente, no processo decisório.

Biografia do Autor

Islaine Isis Nunes Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Almiralva Ferraz Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Área: Administração.

Gardênia Tereza Jardim Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Administração e Turismo. Mestre em Cultura e Turismo (UESC). Professora substituta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e da UniFTC.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Brito, I. I. N., Gomes, A. F., & Pereira, G. T. J. (2023). COMPORTAMENTO PÓS-CONSUMO:: UMA ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO ARREPENDIMENTO. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 119-133. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1057