HOLOCAUSTO, NAZISMO E NEGACIONISMO

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CULTURAL

Palavras-chave: revisionismo; verdade factual; método científico; negação da ciência.

Resumo

Este artigo analisa a estruturação e os impactos de uma atividade de divulgação cultural realizada por web-conferência em dezembro de 2020 tendo como temas principais o Holocausto, o nazismo e o negacionismo histórico, também conhecido como revisionismo. A atividade envolveu quatro debatedores e foi realizada com apoio de profissionais e estudantes dos campi de Caraguatatuba e de Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ela foi planejada para permitir uma melhor compreensão por parte do público participante acerca dos temas abordados e uma reflexão sobre o contexto no qual ocorreu o extermínio planejado de cerca de 6 milhões de judeus pelo regime nazista na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A atividade envolveu também a apresentação de vídeos de curta duração que foram usados como ferramentas didáticas para abordar diferentes aspectos relativos aos assuntos em foco. Para a fundamentação teórica deste artigo, foi feita uma revisão da literatura acadêmica existente sobre as várias dimensões dos temas abordados, com ênfase na negação e na relativização de fatos históricos. Outras formas de negacionismo foram analisadas neste trabalho, como a negação do formato aproximadamente esférico da Terra, a negação da eficácia das vacinas e a negação do aquecimento global provocado por ações humanas. A ação investigada neste artigo ocorreu com transmissão simultânea pela plataforma YouTube, onde o vídeo correspondente está permanentemente armazenado, possibilitando que muitas pessoas tenham acesso aos conteúdos abordados mesmo após a sua realização. A repercussão desta atividade demonstrou a importância da realização de ações educacionais e culturais sobre o fascismo, suas características, os mecanismos que o fortalecem e as formas de combatê-lo.

Biografia do Autor

{$author}, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Jacareí

Doutora em Psicologia e Docente do IFSP-Jacareí

Ângelo Eduardo Nascimento Nanni

Mestre em História pela PUC-SP.

{$author}, Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes

Especialista em tecnologias assistivas aplicadas à inclusão escolar pela UNESP e Docente na Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes de Mogi das Cruzes (SP).

Publicado
2021-10-18