O Quarto de Jack e o Processo de Formação Humana sob o olhar da Psicologia Sócio-Histórica
Resumo
Introdução: Esta pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, busca tecer uma análise clínica do filme “O quarto de Jack” no campo da Psicologia Sócio-histórica, considerando os importantes escritos de Vygotsky relacionados ao social e o cultural, e suas inferências no desenvolvimento dos mecanismos psicológicos, como as funções psicológicas superiores. Objetivo: Dessa forma, o trabalho abordou os conceitos relacionados ao desenvolvimento humano, consciência e aprendizagem, como também os fundamentos da Psicologia Sócio-histórica, identificados na análise de uma parte da vida de Jack. Este artigo, revelou diferentes aspectos do filme que possam ter sido invisibilizados, se não levasse em consideração uma análise voltada ao campo da Psicologia Sócio-Histórica. À vista disso, dada as características atípicas que envolvem a vida do garoto Jack, é importante promover este trabalho para dar acesso a mais estudos relacionados à formação humana de crianças que cresceram e desenvolveram-se em ambientes limitados, como um cativeiro. Portanto, no decorrer deste trabalho, serão investigados os processos relacionados a vida de Jack e a Psicologia Sócio-Histórica, correlacionando elementos do filme com as pesquisas de Vygotsky levando em conta o contexto da vida de Jack e os elementos que envolvem a sua aprendizagem, assim como, o caráter clínico que envolve o estudo das observações realizadas durante a análise.