A Percepção do cidadão sobre a conciliação como prestação jurisdicional
estudo de caso na Justiça Federal do Rio de Janeiro
Resumo
O artigo traz a avaliação da percepção do cidadão sobre a conciliação como prestação jurisdicional com base na visão do modelo de política pública implementada pelo Conselho Nacional de Justiça, cujo objeto é o tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário. Através da vigência dessa resolução é que se iniciou a instalação dos Núcleos e Centros de Conciliação. O estudo em questão foi realizado no Centro Judiciário de Solução e Conflitos – CESOL/RJ, através de aplicação de questionários aos cidadãos presentes na conciliação durante a Semana Nacional de Conciliação em 2016. A aplicação da Teoria dos Conjuntos Fuzzy foi determinante para a compreensão das questões avaliadas como variáveis linguísticas, e como contribuição, promove a busca da excelência na prestação jurisdicional ao cidadão que comparece às audiências de conciliação neste Centro Judiciário através dos resultados encontrados.