TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DE TEXTO APLICADA NA SEQUENCIALIDADE DO TRÂMITE PROCESSUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Marcia Hasimoto Universidade Federal do Tocantins
  • Wylker Sousa Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Marcelo Lisboa Rocha Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Classificação de texto. Sequencialidade do Trâmite Processual. Revisão Sistemática

Resumo

As técnicas de Classificação de Texto são de extrema importância na atualidade devido ao enorme volume de documentos e informações digitais. Essas técnicas podem ser aplicadas com êxito nos Tribunais Brasileiros, que possuem uma grande quantidade de informações a serem analisadas na entrada desses dados e após o processamento. Todos os processos em um Tribunal de Justiça possuem um trâmite processual. O trâmite processual é uma sequência de eventos que ocorrem de forma cronológica e determinam a sua movimentação. Dessa forma, dependendo da sequência de eventos/movimentos realizados, o tempo de execução total de um processo pode durar mais ou menos. Como tanto as peças (documentos) quanto os eventos que compõem cada etapa de um processo possuem textos, pode-se a partir dos documentos e descrição do evento corrente, buscar estimar através de técnicas de classificação de texto, qual o próximo evento/movimento a ser realizado que proporcione maior eficiência e celeridade ao trâmite do processo. Além de melhorar a qualidade dos dados que impactam diretamente nos índices de produtividade dos Tribunais. Assim, esse trabalho realiza uma revisão sistemática de técnicas de classificação de texto aplicadas em diversas áreas e em especial na área da justiça, posteriormente identifica às que são aplicáveis ao problema em questão. Nos 32 artigos analisados identificamos técnicas de Aprendizado de Máquina tradicionais, técnicas de seleção de recursos, técnicas de Aprendizado Profundo, além do desenvolvimento de novas técnicas para classificação de textos. Alguns estudos pontuam que uma combinação de técnicas é a melhor forma para alcançar um melhor desempenho na tarefa de classificação de texto.

Publicado
2022-04-01