Redes sociais digitais e diversidades nas organizações

Análise de discurso do Magazine Luiza no Twitter

  • Bruno Rafael Augusto PUC-Campinas
  • Marcelo Pereira da Silva PUC-Campinas
Palavras-chave: Comunicação, Diversidades, Análise de Discurso, Organizações, Redes sociais digitais

Resumo

Este estudo objetiva investigar a construção de sentidos em discurso relacionado às diversidades, com foco em anúncio sobre um processo seletivo para Trainees dedicado a pessoas negras criado e divulgado pela plataforma de varejo multicanal Magazine Luíza em setembro de 2020 em seu perfil na rede social digital Twitter. Considera-se que a repercussão ambígua do acontecimento na opinião pública evidencia a relevância do objeto empírico. Por meio do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso e seus mecanismos (formas de dizer, deslizes, cenas da enunciação e composto etimológico), se busca entender o funcionamento do discursivo e mapear as formas de apropriação e circulação de sentidos no ecossistema on-line. Desta forma, foi possível observar como, por que e para quem o discurso significa e que sentidos constitui, inferindo que existem elementos que influem nos modos de dizer o discurso e o sujeito se evidencia na subjetividade, a qual perpassa os territórios enunciativos em cena. Conclui-se que o discurso é intencional,  já que recupera e acentua as discussões relacionados às diversidades, por meio de vozes que remontam a historicidade e se perpetuam em palavras, enunciados e discursos, fomentando debates que se apresentam à contemporaneidade e ganham capilaridade nas redes virtuais. Ademais, se pode apontar uma provável apropriação de discurso, o que pode facilitar o comércio de produtos/serviços da varejista aos públicos para quem o enunciado se dirige, colocando em juízo  a idoneidade do discurso e os desdobramentos das ações da entidade para além dos limites do ambiente digital. Infere-se que mesmo que o texto sinalize a participação de outros atores sociais,  detentores da propriedade de fala acerca desse conteúdo, torna-se fulcral o debate acerca dos limites entre o engajamento com causas sociais e o oportunismo da busca de monetização por meio de temáticas relacionadas com as diversidades.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, PUC-Campinas

Orientador e docente em dedicação integral do Mestrado Interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte e do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas

Publicado
2023-04-25
Como Citar
Augusto, B. R., & Silva, M. P. da. (2023). Redes sociais digitais e diversidades nas organizações: Análise de discurso do Magazine Luiza no Twitter. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 508-521. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1162