PRÁTICAS INTER OU MULTIDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO
Resumo
Este ensaio teórico visa discutir o entendimento existente na literatura de Secretariado executivo sobre a formação e a construção de conhecimentos no âmbito da interdisciplinaridade. O levantamento bibliográfico se concentrou na busca de artigos científicos publicados no portal de periódicos da Scielo e em revistas especializadas da área de secretariado e afins, além dos anais de eventos técnico-científicos, com os termos de busca “interdisciplinaridade”. Os resultados apontam que o entendimento existente na literatura sobre a formação em Secretariado Executivo no âmbito da interdisciplinaridade é dúbio. Há uma dicotomia sobre o conceito da interdisciplinaridade, seja para a formação profissional, seja para a construção de novos conhecimentos na área de Secretariado. Logo, a partir da literatura, compreendeu-se que não há registro suficiente para afirmar que os profissionais de Secretariado estejam sendo formados sob práticas interdisciplinaridade, embora a produção de teorias e conceitos tem feito uso da relação e interação entre disciplinas de áreas de conhecimento diferentes. Este artigo de opinião trará contribuições às discussões sobre a formação profissional crítica, analítica e intelectual dos secretários executivos, bem como à reflexão sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares. Ademais, este ensaio poderá gerar informações bibliográficas que subsidiem outras discussões conceituais em torno da interdisciplinaridade, bem como uma provocação na ruptura paradigmática do ensino em Secretariado Executivo a partir da inclusão de propostas pedagógicas interdisciplinares.