A dimensão psicológica das cores

uma exploração do estado da arte

Palavras-chave: colorimetria, rbs, percepção psicológica, psicologia das cores, estudos das cores

Resumo

Este artigo busca contribuir nas discussões referentes à área de estudo das cores. Tendo em mente que os efeitos psicológicos das cores na cognição dos indivíduos vêm ganhando cada dia mais espaço, seja na própria psicologia, como nas áreas de marketing e desenvolvimento de produto, buscou-se identificar como este conteúdo vem sendo debatido na comunidade científica. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender como transcorreram os estudos acerca da dimensão psicológica das cores em trabalhos científicos desde a sua primeira publicação até o ano de 2020. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica sistemática que mapeou artigos, dissertações e teses, obtendo como resultado 116 textos. A metodologia trabalhada é classificada, quanto aos seus objetivos, como descritiva, e quanto à sua abordagem como quantitativa e qualitativa. Como resultado, conseguiu-se definir um conceito holístico sobre o que é cor pelo prisma da psicologia das cores, com Israel Pedrosa como autor mais citado, e Goethe como conceito mais antigo. Além disso, observou-se que as pesquisas que envolvem seres humanos não tendem a focar em um gênero específico, mas que a faixa-etária mais estudada são pessoas entre 21 e 59 anos. Com isso, percebeu-se uma defasagem nos estudos voltados à terceira idade. As cores mais pesquisadas são vermelho, azul, verde e amarelo, respectivamente, isto é, as cores básicas. A psicologia das cores é mais amplamente aplicada em áreas como psicologia, mais especificamente a psicologia cognitiva, assim como desenvolvimento de produto, design e marketing. Por fim, conseguiu-se concluir que as temáticas mais trabalhadas são aquelas que investigam a relação entre as cores e as emoções humanas.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas e graduado em Design de Moda pelo IFRN – Campus Caicó.

Aline Gabriel Freire, Universidade Potiguar

Professora na Universidade Potiguar. Engenheira e Mestre em Engenharia Têxtil formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Design de Moda pela Faculdade Unyleya. Estilista formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Pós Graduada em Engenharia de Segurança no Trabalho.

Lívia Juliana Silva Solino de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará.

Mariana Nunes do Nascimento

Técnica em Vestuário e Graduada em Design de Moda pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Trabalhou como aluna pesquisa no Núcleo de Pesquisa Têxtil e Vestuário (IFRN).

Heloisa Mirelly Ferreira Alves

Graduada em Design de Moda pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Trabalhou como aluna pesquisa no Núcleo de Pesquisa Têxtil e Vestuário (IFRN).

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Dantas, Ítalo J. de M., Freire, A. G., Souza, L. J. S. S. de, Nascimento, M. N. do, & Alves, H. M. F. (2023). A dimensão psicológica das cores: uma exploração do estado da arte. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 459-476. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1223