Obtenção do ZnMnO3 a Partir do Manganês Recuperado de Pilhas Usadas
Palavras-chave:
sal fundido, ZnMnO3, dopagem
Resumo
O sistema composto por Zn-Mn-O foi sintetizado através do método do sal fundido utilizando-se MnO2 obtido a partir da pasta eletrolítica de pilhas comerciais usadas. Tanto o método de síntese empregado quanto a fusão da pasta eletrolítica podem ter contribuído para a formação do ZnMnO3, como revelam os difratogramas dos materiais obtidos, dopado ou não com Co2+ (1% em mol). Além disso, o método empregado para separação dos componentes químicos da pasta eletrolítica de pilhas usadas levou a formação de fases indesejadas, antes mesmo da separação do zinco de manganês em solução aquosa.
Publicado
2022-03-31
Como Citar
Soares, J., de Brito, C., Leite, A., Alves, A., & Franco, G. (2022, março 31). Obtenção do ZnMnO3 a Partir do Manganês Recuperado de Pilhas Usadas. Diálogos Interdisciplinares, 11(1), 114-121. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1230
Seção
Artigos
A Revista Diálogos Interdisciplinares reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Diálogos Interdisciplinares. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.