A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA GESTÃO DE PROCESSOS

  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Foloni Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Fernanda Geremias Leal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: Secretariado Executivo, Competências, Gestão de Processos

Resumo

O profissional de Secretariado Executivo desenvolveu nos últimos anos uma série de novas competências, que lhe tem permitido contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade e para a produtividade das organizações em uma conjuntura permeada pela complexidade. A Gestão de Processos se refere a um relevante modelo de gestão, que emergiu em resposta a essa complexidade organizacional. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do profissional de Secretariado Executivo na Gestão de Processos e, como objetivos específicos, caracterizar a Gestão de Processos, investigar as atribuições e as competências do profissional de Secretariado Executivo, e verificar se há alinhamento entre as atribuições e competências previstas para o profissional de Secretariado Executivo e a Gestão de Processos. Realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva na Embrapa Soja, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e em documentos. Os resultados permitiram identificar a existência de alinhamento entre as atribuições e competências previstas para esse profissional e referido modelo de gestão. Nesse sentido, o estudo constatou a capacidade do profissional de Secretariado Executivo para atuar na Gestão de Processos, com postura crítica e analítica em relação ao ambiente em que está inserido e às atividades que lhe competem.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela UFSC, Secretária Executiva da UFSC.

{$author}, Universidade Federal de Santa Catarina.

Embrapa Soja, Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela UFSC, Secretária Executiva da Embrapa Soja.

{$author}, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela UFSC, Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Secretária Executiva da UFSC.

{$author}, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Administração pela UNINOVE. Professora do Departamento de Administração da UFSC

Publicado
2016-05-06
Seção
Artigos