Uma UMA CRÍTICA À “EDUCAÇÃO 4.0” A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Paulo Sérgio Gomes Soares Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Paulo Ysgon Alves de Miranda, Sr Escola de Tempo Integral Padre Josimo Moraes Tavares/Professor
  • Matheus Gonçalves Oliveira, Sr Universidade Federal do Tocantins/Graduando
  • Beatriz Rocha Santos, Sra Universidade Federal do Tocantins/Graduanda
  • Katyllen Sousa Rocha, Sra Universidade Federal do Tocantins/Graduanda
  • Tatiane Cristina Pereira Guasti, Sra Universidade Federal do Tocantins/Graduanda
Palavras-chave: Ensino Remoto; Educação digital; Exclusão Digital; BNCC; Escola de Tempo Integral Padre Josimo Moraes Tavares.

Resumo

O uso das tecnologias faz parte do campo educacional e está previsto na Competência Geral 5, da BNCC, mas ao atuarmos como residentes do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal do Tocantins, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Moraes Tavares, em Palmas-TO, no período de novembro de 2020 a abril de 2022, observamos a exclusão digital durante o Ensino Remoto, devido à falta de condições objetivas para efetivá-lo, como acesso à internet de qualidade e da tecnologia para a manutenção das aulas remotas. Contraditoriamente, uma apologia à “Educação 4.0”, como modelo para o ensino com o uso intensivo de tecnologias, despontou no debate nacional. O objetivo do artigo é apontar as contradições evidenciadas com a implantação do Ensino Remoto e tecer uma crítica à perspectiva de Educação 4.0, a partir de um debate teórico, mas pautado em dados estatísticos e na prática docente contextualizada com a vivência no “chão virtual” da escola, em meio ao caos provocado pela pandemia da Covid-19. Os pressupostos metodológicos seguem uma vertente dialético-crítica, que procurou destacar os perigos do tecnicismo, de uma racionalidade tecnológica e das pedagogias das competências que servem ao mercado. Os atropelos e as exigências pelo uso intensivo de tecnologias que a maioria da população não tem acesso, devido à precarização da vida, considerando que o público-alvo das escolas são os filhos da classe trabalhadora, desvelou as tensões sociais produzidas pelo sistema capitalista de produção e consumo em franca disparidade com as condições objetivas disponíveis para produzir as transformações qualitativas na vida a partir da educação, em face do recrudescimento nos investimentos nas políticas públicas e sociais.

Biografia do Autor

Paulo Ysgon Alves de Miranda, Sr, Escola de Tempo Integral Padre Josimo Moraes Tavares/Professor

Paulo Ysgon Alves de Miranda. Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

End.: 806 Sul, Al 12, HM 06, Cond. Elis Regina, Bloco 4, Apto. 101. Palmas – Tocantins. CEP 77.023-092. Celular: (63) 99978 5512

Graduado em Filosofia (PUC-GO/2008). Professor de Filosofia na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares. Orcid https://orcid.org/0000-0003-0637-978X. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica/UFT. E-mail: pyamiranda@gmail.com

Matheus Gonçalves Oliveira, Sr, Universidade Federal do Tocantins/Graduando

Matheus Gonçalves Oliveira. Universidade Federal do Tocantins.

End.: 103 Norte, Av. LO 2, n°. 77, Palmas – Tocantins. CEP 77001-022. Celular (63) 98455 1996.

Graduando em Filosofia. Orcid https://orcid.org/0000-0001-6902-4498. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica/UFT. E-mail: matheus.goncalves@mail.uft.edu.br

Beatriz Rocha Santos, Sra, Universidade Federal do Tocantins/Graduanda

Beatriz Rocha Santos. Universidade Federal do Tocantins.

End.: 606 Sul, Alameda Oscar Nieymaer, Qi 1, Lt 2, Casa 3. CEP 77022-070. Celular: (63) 98126 2034

Graduanda em Filosofia. Orcid https://orcid.org/0000-0002-4616-9288. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica/UFT. E-mail: beatrizmariars0@gmail.com

Katyllen Sousa Rocha, Sra, Universidade Federal do Tocantins/Graduanda

Katyllen Sousa Rocha. Universidade Federal do Tocantins

End.: Rua 9, Quadra 21, Lt 11, Setor Sul – Taquaralto. Palmas – Tocantins. CEP 77064-655. Celular: (63) 98108 0497

Graduanda em Filosofia. Orcid https://orcid.org/0000-0003-2497-1752. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica/UFT. E-mail: Katysr48@gmail.com

Tatiane Cristina Pereira Guasti, Sra, Universidade Federal do Tocantins/Graduanda

Tatiane Cristina Pereira Guasti. Universidade Federal do Tocantins

End.: Quadra 403 Sul, Alameda 29, QI 27, Lote 01, Plano Diretor Sul. Palmas - Tocantins. CEP 77015-591. Celular: (63) 99263 0902

Graduanda em Filosofia. Orcid https://orcid.org/0000-0001-9286-8138. Bolsista CAPES - Programa Residência Pedagógica/UFT. E-mail: tatianeguasti@hotmail.com

Publicado
2023-07-13
Como Citar
Soares, P. S. G., Miranda, P. Y. A. de, Oliveira, M. G., Santos, B. R., Rocha, K. S., & Guasti, T. C. P. (2023). Uma UMA CRÍTICA À “EDUCAÇÃO 4.0” A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Diálogos Interdisciplinares, 14(3), 109-124. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1302