ARTETERAPIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O ALCANCE PARA O BEM-ESTAR MENTAL, SOCIAL E AMBIENTAL COM ARTE SUSTENTÁVEL

  • SIRLENE BRUNO SOARES UEG
Palavras-chave: Arteterapia; Educação Ambiental; Bem-estar social, mental e ambiental.

Resumo

A Arteterapia integra Educação, Saúde e Arte, sendo seu uso na área da saúde, empresas e escolas, com o propósito de desenvolver a qualidade de vida nos indivíduos, proporcionando uma transformação em seu interior através da produção artística. A família e a escola são a base de formação da sociedade e, como estamos vivendo uma crise ambiental, com crescente produção de resíduos que degradam a natureza, pede-se a inserção de novos comportamentos e ações em conjunto, para termos um futuro suportável com sustentabilidade ambiental e bem-estar social e mental. Nesta perspectiva, unir Arte e Educação Ambiental é um das viáveis via, pois, ambas se preocupam com as relações do homem consigo mesmo, com o ambiente e com os outros, na ascenção da boa qualidade de vida, envolvendo o sentimento de cidadania. O artigo fundamenta-se em leituras, estudo bibliográfico de livros, artigos e trabalhos, buscando compreender a relevância da aplicação da Arteterapia na Educação Ambiental, e a partir das abordagens, deseja-se expor as possibilidades e benefícios que ela proporciona. Nesta perspectiva, o artigo dialoga acerca das elaborações artísticas com recicláveis para produzir equilíbrio, criatividade e consciência ambiental às pessoas para alcance da melhoria da qualidade de vida mental, social e ambiental. A imaginação com objetos rejeitados lança oportunidades de percepções diferentes da anterior, reaproveitando o objeto para transformá-lo em outro, conscientizando sobre o problema e sua solução. Portanto, a Arte sustentável oportuniza revelações de símbolos, ajudando na resolução dos conflitos internos e na consciência ambiental, tendo uso interdisciplinar.

Biografia do Autor

SIRLENE BRUNO SOARES, UEG

Sou Sirlene Bruno Soares, mestranda no programa de Mestrado Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás - UEG; pedagoga, formada pela Universidade de Franca - UNIFRAN; professora da Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de Caldas Novas - GO.

Publicado
2023-07-13
Como Citar
SOARES, S. B. (2023). ARTETERAPIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ALCANCE PARA O BEM-ESTAR MENTAL, SOCIAL E AMBIENTAL COM ARTE SUSTENTÁVEL. Diálogos Interdisciplinares, 14(3), 126-137. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1305