Interdisciplinaridade como Complemento das aulas de Ciências da Natureza, Geografia e História em momento pandêmico.
Resumo
O artigo aqui apresentado teve como objetivo proporcionar aos alunos, uma forma de aprendizagem que favoreça a compreensão de forma que o mesmo possa atribuir sentidos aos conteúdos das disciplinas de Ciências da Natureza, Geografia e História, antes fracionadas e que nesse momento após estudos e conversas sobre planejamento em conjunto, ou seja, o planejamento interdisciplinar que possibilitou desenvolver os conteúdos em conjunto possibilitando uma conexão à essas disciplinas favorecendo o entendimento. Foi possível perceber durante o percurso que houve um empenho entre os professores de Ciências da Natureza, Geografia e História, para que fosse realizado um projeto interessante, educativo e ao mesmo tempo atual. Pois devido ao momento pandêmico que ainda vivemos, a questão da vacina, voltou a ser tema de discussão. Metodologicamente a pesquisa realizada foi qualitativa, sendo que os professores das disciplinas referidas se reuniram para montar um projeto de carga horária de 16 horas para aulas a distância, no modo online. Após o projeto ter sido apresentado aos alunos pelos professores, foram enviadas atividades para os alunos retirarem na escola, com um prazo para a devolutiva, aí então os professores ao receber as atividades puderam analisar as respostas e compreender como foi o resultado do estudo. Os resultados obtidos foram satisfatórios e foi possível ter reciprocidade de como os alunos trataram o assunto, além de sua compreensão. Os professores, após análise consideraram 6 categorias das devolutivas, os professores consideraram que o projeto foi algo que promoveu a interdisciplinaridade e conseguiu transmitir o conhecimento ao aluno em relação aos conteúdos elaborados.