Natureza do Conhecimento Matemático e o Acesso ao Saber Matemático dos Professores dos Anos Iniciais

  • Eliane Maria Vani Ortega Unesp/Departamento de Educação
Palavras-chave: Natureza do conhecimento matemático; Acesso ao saber matemático; Filosofia da Matemática; Filosofia da Educação Matemática; Professores dos anos iniciais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar relações entre a natureza do conhecimento matemático e o acesso ao saber matemático dos professores dos anos iniciais. É comuns os professores polivalentes, formados nos cursos de Pedagogia, enfrentarem desafios quando se deparam com a necessidade de ensinar conceitos matemáticos. Parte das dificuldades, em geral, são atribuídas aos alunos dos anos iniciais e também aos professores, mais especificamente no que diz respeito ao domínio parcial de conceitos ou escolha inadequada de procedimentos metodológicos. Entretanto, consideramos que é preciso ampliar o repertório de hipóteses que historicamente tem sido utilizados para explicar as dificuldades para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Defendemos que parte de tais desafios está articulado à forma que os professores compreendem a natureza do conhecimento matemático. O presente trabalho é um ensaio elaborado a partir de estudos do campo da Educação e da Educação Matemática, que trata de inquietações sobre dificuldades de acesso ao saber matemático com foco em aspectos da natureza de tal saber, mais especificamente estudos advindos da Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Parte das dificuldades de algumas pessoas em compreender conceitos matemáticos tem origem em questões relacionadas à natureza do conhecimento matemático. Durante muito tempo no desenvolvimento e constituição da Matemática enquanto ciência houve determinados consensos entre os matemáticos sobre o predomínio da precisão e rigor e do caráter infalível da matemática. Tal posicionamento influenciou a atitude e mesmo o desempenho de muitos aprendizes ao tentar compreender essa área do conhecimento. Os principais resultados descritos neste trabalho indicam a importância das implicações das correntes absolutistas e falibilistas para melhor compreensão de dificuldades em questões relacionadas ao acesso ao saber matemático e indicam possibilidades para que os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais se aproximem de forma mais efetiva desse saber a ser ensinado.

Publicado
2023-07-13
Como Citar
Ortega, E. M. V. (2023). Natureza do Conhecimento Matemático e o Acesso ao Saber Matemático dos Professores dos Anos Iniciais. Diálogos Interdisciplinares, 14(3), 167-179. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1323