USO DA TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA COMO ALIADA AO CONCEITO DE CULTURA DIGITAL

  • José Alexandre Fernandes Locci Brazcubas Educação
Palavras-chave: Competências, Conhecimento, Cultura digital, Habilidades, Informação, Tecnologia

Resumo

Na construção deste artigo o objetivo foi o de apresentar uma reflexão sobre os conceitos da cultura digital, influenciada pelas demandas advindas dos conceitos da sociedade da informação e do conhecimento e alicerçada no uso e aplicação de tecnologias que poderão ser incorporadas em salas de aula, com o objetivo de instrumentalizar o aluno, cooperando no enriquecimento de informações, que contribuirão para esse alunos possa se tornar o protagonista em seu processo de aprendizagem, cabendo neste conceito uma mudança no papel do educador (professor), que passa a assumir uma posição de facilitador deste processo, cooperando para que o aluno entenda a importância da autonomia em seu processo de aprendizagem. Onde o reconhecimento das competências e habilidades requeridas para o século XXI, propõem uma mudança significativa no comportamento e forma de relacionamento, tanto com o mundo digital, quanto para com a sociedade e comunidade onde esses alunos convivem diariamente. Sendo assim, neste cenário torna-se inevitável a busca e o alinhamento dos processos educacionais por parte das instituições de ensino e docentes, para que se possa atingir os objetivos e premissas, advindos da cultura digital e o uso de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem.

Publicado
2023-04-11
Como Citar
Locci, J. A. F. (2023). USO DA TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA COMO ALIADA AO CONCEITO DE CULTURA DIGITAL. Diálogos Interdisciplinares, 12(1), 444-450. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1329