O CURRÍCULO ENTRE A PLURIVERSALIDADE E O EPISTEMICÍDIO

UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA

  • Maurício de Novais Reis Universidade Federal do Sul da Bahia
Palavras-chave: Currículo, Pluriversalidade, Relações Étnico-Raciais

Resumo

No presente artigo, aborda-se o currículo como um artefato fundamental no campo educacional, ocupando o lugar de conceito organizador do processo pedagógico. Sua história e seus princípios éticos e ecológicos basilares são revisitados com a finalidade de promover a arqueologia do conceito, considerando-se, especialmente, as posições ideológicas que sustentam os estudos curriculares, assim como as ideias subjacentes próprias ao debate curricular. Território em constante disputa, o currículo, ainda, apresenta-se como mecanismo relevante de implementação [ou não] de determinados paradigmas socioeducacionais, dada a sua penetração no aspecto cultural, cuja relevância torna-se ainda mais imprescindível em tempos de acirramento político-ideológico, especialmente no tocante às relações étnico-raciais.

Publicado
2023-07-13
Como Citar
Reis, M. de N. (2023). O CURRÍCULO ENTRE A PLURIVERSALIDADE E O EPISTEMICÍDIO: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA. Diálogos Interdisciplinares, 14(3), 264-275. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1350