NOVOS DEBATES INTERDISCIPLINARES: ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  • Aline Pereira Sales Morel Universidade Federal de Lavras
  • Gerson Augusto de Oliveira Junior Universidade Estadual do Ceará
  • Fabio Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Rodrigo Cassimiro de Freitas c
  • Sâmara Borges Macedo Universidade Federal de Lavras.
Palavras-chave: Antropologia da Alimentação, Comportamento Alimentar do Consumidor, Interdisciplinaridade.

Resumo

Os esforços para interlocução entre a antropologia e o marketing não são recentes, podendo ser encontrados diversos estudos sobre as contribuições da antropologia para os estudos de marketing em comportamento do consumidor. Porém, as contribuições da antropologia da alimentação aos estudos em marketing sobre comportamento alimentar do consumidor ainda representa uma lacuna, o que motivou este estudo. Parte-se do pressuposto que os estudos sobre comida e alimentação se fazem relevantes, visto que podem servir como guias para o entendimento dos processos sociais, políticos, econômicos, criação de valor e de valor simbólico e construção de uma memória social. Além disso, a interdisciplinaridade torna possível a transposição da dicotomia objetivo-subjetivo e permite um entendimento mais refinado acerca dos fenômenos alimentícios, tornando possível a proposição de soluções para os problemas existentes. Por isso, objetiva-se com esse estudo oferecer uma nova perspectiva de análise que aproxime esses campos, possibilitando o surgimento de novos diálogos. Argumenta-se que a antropologia da alimentação pode contribuir ao trazer questões acerca da importância do marketing enquanto instrumento de difusão e promoção de novos hábitos e comportamentos alimentares. Além disso, a Antropologia da Alimentação oferece ferramentas para o entendimento da formação das redes simbólicas de epistemologias culturais alimentares. Dessa forma, busca-se incitar uma nova ótica para o estudo do comportamento de consumo alimentar dos indivíduos, que vise compreender como se desenvolvem essas novas experiências e de que forma elas se incorporam às práticas dos comensais. Esta, enquanto dimensão esquecida nos estudos do comportamento alimentar do consumidor, constituiu-se do principal objeto deste ensaio.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal de Lavras
Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Lavras.
{$author}, Universidade Estadual do Ceará
Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.
{$author}, Universidade Federal de Lavras
Doutorando em Administração, Universidade Federal de Lavras.
{$author}, c
Doutorando em Administração, Universidade Federal de Lavras.
{$author}, Universidade Federal de Lavras.
Mestre em Administração, Universidade Federal de Lavras.
Publicado
2016-05-06
Seção
Ensaios