MOVIMENTOS CONSUMERISTAS: CONCEITO, DIMENSÃO IDEOLÓGICA E MOTIVAÇÃO

  • Barbara Regina Lopes Costa FAESB - Faculdade Santa Barbara Centro Universitário da FEI
  • Rogério Antônio Gonçalves FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.
Palavras-chave: consumidores cidadãos, movimentos consumeristas, consumerismo,

Resumo

A crescente exposição dos consumidores a contextos informativos, a disponibilidade de ampla variedade de bens e serviços, a um padrão de vida econômica, a escassez natural, a quebra de barreiras geográficas, a novas legislações dentre outras transformações sociais, culturais, políticas e tecnológica resultam em mudanças comportamentais. As discussões sobre as mudanças da conduta dos consumidores cidadãos, e consequentemente das relações mercadológicas, requerem aprofundamentos em diversas temáticas. No entanto, este estudo parte da discordância dos consumidores e cidadãos diante de uma ação mercadológica realizada por uma organização ofertante de um produto e/ou serviço, e se propõe a construir um arcabouço de referências teóricas a respeito dos movimentos sociais consumeristas, com vista a verificar se há imprecisão conceitual e, portanto de identidade da ação consumerista que comprometem a percepção indistintamente da dimensão do fato, além de verificar qual a dimensão ideológica e motivacional do consumerismo. A pesquisa de cunho exploratório permitiu o confronto das abordagens qualitativas e proporcionou a realização das análises correlacionais de caráter nominal. Como resultado constata-se que os movimentos consumeristas, com essa nomenclatura, são raramente explorados com grande envergadura em pesquisas da área de Ciências Sociais. Tomando por base as definições dos autores, fica evidente que apesar de receberem denominação diferente todos os movimentos apresentados possuem convergência ideológica, intencional e motivacional, e também permitiu a construção do seguinte conceito: O consumerismo é um movimento social que por meio de pressões legais, morais e/ou econômicas busca uma atitude ética das organizações e um mercado equânime. Ao termino conclui-se que maior precisão conceitual e de identidade tornaria o tema mais onipresente e consequentemente mais considerado na rotina empresarial e na vida social.

Biografia do Autor

Barbara Regina Lopes Costa, FAESB - Faculdade Santa Barbara Centro Universitário da FEI
Doutora em Administração pela UDE /Uruguai. Mestre em Administração pela USCS. Publicitária. Professora de Pós-graduação em Comunicação e Marketing na FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara e n FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana PE Saboia de Medeiros
Rogério Antônio Gonçalves, FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.
Procurador do município Tatuí. Especialista em Direito Tributário. Professor de Direito na FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.
Publicado
2016-09-13
Como Citar
Costa, B. R. L., & Gonçalves, R. A. (2016). MOVIMENTOS CONSUMERISTAS: CONCEITO, DIMENSÃO IDEOLÓGICA E MOTIVAÇÃO. Diálogos Interdisciplinares, 5(2), 83-101. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/153
Seção
Artigos