Reflexões sobre o emprego da técnica de seminário em disciplinas de contabilidade

  • Yumara Lúcia Vasconcelos UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Administração
  • Saulo Diógenes Azevedo Santos Souto PGC - Pós-Graduação em Controladoria da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: seminário, ensino, aprendizagem, técnicas de ensino, socializante.

Resumo

Esse artigo objetivou lançar reflexões acerca do emprego da técnica de seminário em disciplinas de Contabilidade, determinando o que potencializa o desempenho da técnica como parte de uma prática pedagógica. Pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, para consecução dos propósitos de pesquisa, optou-se pelo levantamento de campo (survey). Os resultados revelaram o reconhecimento da importância do valor pedagógico das técnicas de ensino, especialmente a de seminários. Entretanto, condicionaram seu sucesso à qualidade da mediação do professor, da pertinência e timing de aplicação, em detrimento de fatores como comprometimento discente, interesse e predisposição

Palavras-chave: seminário, ensino, aprendizagem, técnicas de ensino, socializante.

Biografia do Autor

{$author}, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Administração
Professora do PPGC - Pós-Graduação em Controladoria da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
{$author}, PGC - Pós-Graduação em Controladoria da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Mestrando do PPGC - Pós-Graduação em Controladoria da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Publicado
2016-10-27
Seção
Artigos