PROGRAMA MAIS MÉDICOS

  • Julian Anthony Murray Carryl
  • Luciana Rossato Universidade Braz Cubas
  • Rosália Maria Netto Prados Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua na área de Educação, Comunicação, Letras e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre formação do sujeito, discursos político-educacionais e político-culturais, na linha: Políticas Culturais, Diversidade e Cidadania, sobre os seguintes temas: cidadania e sustentabilidade, cultura e educação, discursos políticos, publicitário e jornalístico.
Palavras-chave: Programa Mais Médicos, SUS, Atenção Básica de Saúde

Resumo

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo processo de melhoria do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimentos em hospitais e unidades de saúde, levando médicos para regiões com escassez e ausência de profissionais. Essa medida é apenas uma série de tantas outras que visam ao aprimoramento da formação médica e à resolução da carência de profissionais em regiões menos favorecidas. Este artigo apresenta uma contextualização do programa, bem como pretende a compreensão de seus instrumentos normativos, aspectos relevantes e finalidades. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, com revisão na literatura a respeito do tema. Constatou-se que o programa objetiva resolver a disparidade entre os estados brasileiros, no que diz respeito ao índice de médicos/mil habitantes, refletindo na melhoria da atenção básica de saúde. Conclui-se que a convocação de médicos para a atuação em municípios que apresentam maior vulnerabilidade social, tem a finalidade de garantir mais saúde para todo o Brasil, bem como a expansão de vagas de medicina e de residência médica, possibilitando o aprimoramento profissional dos envolvidos.

Palavras chave: Programa Mais Médicos, SUS, Atenção Básica de Saúde.

Biografia do Autor

Julian Anthony Murray Carryl
Mestrando em Políticas Públicas. Especialista em Matemática Financeira e Estatística. Graduado em Matemática, Letras e Pedagogia. Professor Universitário e Pesquisador.  E-mail: juliancarryl@gmail.com
{$author}, Universidade Braz Cubas
Mestranda do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas, graduação em Pedagogia. Pós- graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico. Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Alfabetização e Letramento. Atualmente Diretora de Escola Municipal em Itaquaquecetuba, Professora Universitária e Coordenadora de Curso da Universidade Braz Cubas presencial e Ensino à Distância(EAD).
Publicado
2016-09-13
Seção
Artigos