ANÁLISE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ- SP

  • Luciana Rossato Universidade Braz Cubas
  • Solange Janjardi Briz Llopes Secretaria Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.
Palavras-chave: Fracasso escolar. Região do Alto Tietê. indicadores educacionais

Resumo

RESUMO

Analisam-se os indicadores educacionais sobre as competências de leitura e interpretação de textos e resolução de problemas no município de Itaquaquecetuba, para tanto, aborda-se a tese de Vigostky sobre o aprendizado e o desenvolvimento que considera a interação social como fator predominante dos progressos cognitivos. Escolheu-se como amostra deste estudo, o Município de Itaquaquecetuba, localizado na região da Grande São Paulo. O objetivo principal foi de identificar a proporção de alunos que iniciam o 1º ano e atingem o 5º ano nas escolas públicas em comparação com outros municípios que fazem parte da região. Conforme dados do QEdu Academia (2015), as taxas de rendimento descolar são geradas a partir da soma da quantidade de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola ao final de um ano letivo. Observou-se que os índices de fracasso escolar continuam alarmantes entre as escolas públicas brasileiras e entende-se que a superação desses mitos e o enfrentamento do fracasso escolar requerem um aprofundamento teórico e discussões coletivas, principalmente das ações que possam reverter os indicadores baixos de desempenho dessas crianças, com foco na orientação e na qualidade do ensino.

Palavras-Chaves: Fracasso escolar. Região do Alto Tietê. indicadores educacionais

ABSTRACT

In this study, educational indicators on reading skills and interpretation of texts and problem solving in Itaquaquecetuba, Alto Tietê Region, são Paulo, Brazil. Here, it is observed Vigostky thesis on learning and development that considers social interaction as the predominant factor cognitive progress. Here were chosen as sample. The main objective was to identify the proportion of pupils starting the 1st year and reach the 5th grade in public schools compared to other municipalities that are part of the region. The QEdu data Academy (2015), shows the sum of the number of successful and failed students, and all others that left school at the end of a school year. Is was observed the school failure rates remain alarming among Brazilian public schools and it is understood that overcoming these myths and confront school failure require a theoretical deepening and collective discussions, mainly from actions that could reverse the lower performance indicators of these children, focusing on guidance and quality of education.

Key-words: educational failure. Alto Tietê Region. educational indicators

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas

Mestranda do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas, graduação em Pedagogia. Pós- graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico. Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Alfabetização e Letramento. Atualmente Diretora Pedagógica do Colégio Unisuz, Professora Universitária e Coordenadora de Curso da Universidade Braz Cubas presencial e Ensino à Distância(EAD).

{$author}, Secretaria Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas, graduação em Pedagogia, pós-graduação Psicopedagogia clínica e institucional, docência do ensino superior, educação especial. Supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, Coordenadora de cursos de psicopedagogia clínica e institucional e educação e música da UBC.

Publicado
2016-05-06
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##