ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO DAS CONFECÇÕES DE ROUPAS FEMININAS: A VISÃO DA GESTÃO

  • Amanda Kerlly de Freitas
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade
  • Kelly Cristrine Oliveira Meira
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento, Estratégia, Moda, Confecção de roupas femininas

Resumo

Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos.  Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.

Publicado
2016-05-06
Seção
Artigos

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