Marketing Esportivo: Análise das marcas que optam por investir em clubes brasileiros

  • Thiago Henrique Correa Gaburro Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
Palavras-chave: Marcas, Marketing Esportivo, Gestão do departamento de futebol, Profissionalização dos clubes

Resumo

As empresas de marketing analisam quais fatores são predominantes para que as marcas optem em investir em clubes brasileiros. Com isso as empresas conseguem divulgar suas marcas, através de ações de marketing, promovendo à própria empresa, a marca e o produto. Como a maioria dos clubes não possui uma gestão profissional, as empresas de marketing esportivo ajudam os clubes a gerir seus recursos com mais eficiência e ajudando a investir em jogadores, reestruturar todo departamento de futebol, por exemplo, categoria de base, centro de treinamento, fidelização de torcedores. Por se tratar de empresas de marketing esportivo, os clubes de futebol precisam se planejar, ter uma visão estratégica, para que assim, as marcas patrocinem os clubes, suprindo suas necessidades e alcançando seus objetivos. Este trabalho é um estudo exploratório, no qual foram comparados e apresentados dados das marcas mundiais, relacionando aos clubes de futebol mundialmente e nacionalmente conhecidos. Identificou aspectos visando a profissionalização do departamento de futebol e a gestão dos clubes
Publicado
2013-09-09
Seção
Artigos