O Comércio Eletrônico e sua Importância Frente aos Novos Conceitos de Inovação Tecnológica nas Organizações

  • Tania Maia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Roberto Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Inovação, comércio eletrônico, tecnologia

Resumo

Num ambiente competitivo e de contínuas mudanças, torna-se cada vez mais evidente, que para ter sucesso e permanecer no mercado, as empresas precisam inovar continuamente e novos produtos e serviços devem atender às necessidades dos consumidores. Até 1960, o desenvolvimento de produto fundamentado em tecnologia foi sinônimo de inovação tecnológica, era o diferencial que as empresas tinham para manter a liderança e a vantagem competitiva. Desde então, fatores como velocidade na mudança dos ambientes e entradas de novos mercados têm levado as empresas a direcionarem suas estratégias para novos horizontes, e a inovação passou a ser aplicada em toda a organização, como processos, gestão e negócios. O presente artigo se propõe a discutir essas novas perspectivas de inovação na área de distribuição de produto. Como caso ilustrativo, será analisada a utilização e evolução da internet na venda do comércio eletrônico brasileiro. A metodologia utilizada foi baseada na coleta de dados secundários da e-bit, referência no fornecimento de informações de e-commerce e editado pela revista eletrônica Web Shoppers.
Publicado
2013-09-09
Seção
Artigos