SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO:

Um Estudo de Caso de uma empresa familiar prestadora de serviços

  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Cristóvão da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ítalo Brener de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iury Teixeira de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

As empresas de pequeno atuantes tornam-se mais competitivas com a implantação de sistemas gerenciais integrados (SIG) que facilitem a sua sobrevivência e crescimento. Organizações empresariais que em sua origem, história e gestão são vinculadas a uma mesma família, que mantém membros da família na administração dos negócios, possuem dificuldades na tomada de decisão sem o suporte de relatórios e análises comparativas consistentes. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como uma empresa familiar consegue ser mais competitiva utilizando da ferramenta de gestão SIG. O apoio estratégico desta ferramenta auxilia na coordenação e operacionalização das rotinas tornando a organização mais eficientes, possibilitando que decisões estratégicas sejam mais eficazes. O objeto deste estudo é  uma organização que necessitava implantar um SIG que auxiliaria nos processos, na redução do trabalho operacional, na redução de erros e principalmente a obtenção de informações para controle, na tomada de decisão e planejamento estratégico. Este estudo de caso relata como se deu a escolha e a implantação de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) e quais são os resultados no curto prazo percebido nos níveis operacional, tático e estratégico. Entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas nos três níveis organizacionais, por meio de um roteiro com 28 perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo para comparar os achados com a literatura. Concluiu-se que as maiores dificuldades apresentadas na empresa foco deste estudo se alinha com a literatura evidenciando como Treinamento e Resistência, Integração da Informação, Tomada de decisão e Gestão de resultados são apontados pelos entrevistados. Neste estudo de caso, as empresas familiares reconhecem que a implementação do SIG contribui para a integração e disseminação de informações e para a solução eficiente da gestão, e que o resultado mais evidente apresentado pelo SIG seria a operacionalização de informações de fornecedores, clientes e funcionários.

Palavras-chave: Sistemas integrados de Gestão; Empresa Familiar; Estudo de Caso.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutora em Gestão de Turismo, Universidade do Algarve, Portugal.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora Associada Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação

Integrada de Marketing e Turismo – Neecim-Tur, UFMG/FACE

{$author}, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Gestão Estratégica (CEGE/FACE/UFMG)

{$author}, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mestre em Administração pela Northumbria University, Inglaterra.

Professor Assistente Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG)

{$author}, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Administração (UniCesumar)

Pesquisador Voluntário do Neecim-Tur UFMG

Publicado
2017-12-09