J. J. ROUSSEAU E O PROCESSO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE

  • Jorge Marques Pontes Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre a educação como um processo de formação do homem na sociedade a partir da concepção filosófica de Jean-Jacques Rousseau extraída de sua obra Emílio ou Da Educação, buscando discutir o conceito de educação nas dimensões da ética e da política frente a nossa contemporaneidade através do confronto das idéias do filósofo genebrino com outros autores. Concluindo que, mesmo desprezando a dimensão antropológica da “educação negativa” de cunho não diretivo defendida pelo autor e as atualizações modernas desse pensamento, prevalece uma dimensão subjetiva que, para que haja um bom desenvolvimento do homem, necessita contar com a contribuição da filosofia e da sociologia, estimulando-o a refletir sobre ele mesmo e a sociedade em que vive.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Pedagogia. Educação. Iluminismo. Política.

 

Abstract

The article develops a reflection about education as a training process of the man to live in the society based on the philosophical conception of Jean-Jacques Rousseau extracted from his work Emile, or On Education. Through the confrontation of the ideas of the Genevan philosopher with other authors, we discuss the concept of education in the dimensions of ethics and political at our contemporary world. Concluding that, even disregarding the anthropological dimension of "negative education" of non-directive nature held by the author and the modern updates, prevails a subjective dimension, and consequently for the development of the man, we need count with the contribution of philosophy and sociology, encouraging him to reflect about himself and about the society he lives.

Keywords: Philosophy of Education. Pedagogy. Education. Enlightenment. Politics.

 

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre a educação como um processo de formação do homem na sociedade a partir da concepção filosófica de Jean-Jacques Rousseau extraída de sua obra Emílio ou Da Educação, buscando discutir o conceito de educação nas dimensões da ética e da política frente a nossa contemporaneidade através do confronto das idéias do filósofo genebrino com outros autores. Concluindo que, mesmo desprezando a dimensão antropológica da “educação negativa” de cunho não diretivo defendida pelo autor e as atualizações modernas desse pensamento, prevalece uma dimensão subjetiva que, para que haja um bom desenvolvimento do homem, necessita contar com a contribuição da filosofia e da sociologia, estimulando-o a refletir sobre ele mesmo e a sociedade em que vive.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Pedagogia. Educação. Iluminismo. Política.

 

Abstract

The article develops a reflection about education as a training process of the man to live in the society based on the philosophical conception of Jean-Jacques Rousseau extracted from his work Emile, or On Education. Through the confrontation of the ideas of the Genevan philosopher with other authors, we discuss the concept of education in the dimensions of ethics and political at our contemporary world. Concluding that, even disregarding the anthropological dimension of "negative education" of non-directive nature held by the author and the modern updates, prevails a subjective dimension, and consequently for the development of the man, we need count with the contribution of philosophy and sociology, encouraging him to reflect about himself and about the society he lives.

Keywords: Philosophy of Education. Pedagogy. Education. Enlightenment. Politics.

Publicado
2017-12-17