MONTAGEM E MODELAGEM DE CHASSI PARA AUTOMÓVEL MOVIDO À ENERGIA FOTOVOLTAICA

  • Alexandre de Miranda Lima Universidade Braz Cubas
  • Arnaldo Nogueira Randis Universidade Braz Cubas
  • Bruna Thais de Lira Universidade Braz Cubas
  • Bruno Rogerio Universidade Braz Cubas
  • Carlos Aparecido de Souza Filho Universidade Braz Cubas
  • Darci de Campos Universidade Braz Cubas
  • Gabriella Santos Silva Universidade Braz Cubas
  • Hector da Silva Rodrigues Universidade Braz Cubas
  • Jonas Berto da Silva Universidade Braz Cubas
  • Laercio Gabriel da Silva Universidade Braz Cubas
  • Renato Rodrigo Paes Universidade Braz Cubas
  • Ricardo Zafalan Yorgos Universidade Braz Cubas
  • Ronaldo Apipe Macena Universidade Braz Cubas
  • Thiago Koiti Kikuta Universidade Braz Cubas
  • Bruno Bacci Fernandes Universidade Braz Cubas
Palavras-chave: chassi tubular, energia fotovoltaica, microcontrolador, motor de partida, simulação

Resumo

RESUMO

O objetivo deste projeto foi estudar e incorporar melhorias no automóvel movido à energia fotovoltaica, cujo protótipo inicial foi desenvolvido por Pâmela Diolice (estudante do ensino médio da cidade de São José dos Campos/SP). A princípio, a fabricação de um novo chassi era o foco principal dos estudos, porém após as pesquisas e análises preliminares, foi decidido adquirir um chassi tubular de minikart com dimensões próximas do protótipo estudado. Dessa forma, o entendimento das reações de torção e flexão em simulações estruturais através de software tornou-se parte das atividades de pesquisa. A busca por tais conhecimentos abriu frentes para decisões de remodelagem do automóvel, não limitando isto apenas ao chassi, mas a todo o conjunto mecânico e eletroeletrônico. O objetivo sempre foi propiciar leveza e menor resistência à rolagem, aproveitando eficientemente a energia limpa e renovável do painel fotovoltaico presente neste modelo de automóvel. Desta maneira, foram produzidos componentes essenciais para o funcionamento do automóvel com o auxílio de ferramentas disponíveis na oficina da universidade e em instituições parceiras. O protótipo tem sido adotado como um laboratório de pesquisa sobre o avanço de tecnologias e o conceito alternativo à redução de emissão de gases poluentes originados pela queima de combustíveis fósseis. A Universidade Braz Cubas tem incentivado o desenvolvimento deste projeto e inclusive adquiriu recentemente um sistema fotovoltaico que será usado para simular um posto solar. Por esses motivos, o aprimoramento do protótipo deverá ser contínuo e desafiador para suas turmas de engenharia.

Palavras-chave: chassi tubular, energia fotovoltaica, microcontrolador, motor de partida, simulação.

 

ABSTRACT

The present project goal was to study a new way of incorporate improvements to the physical components of the automobile powered by photovoltaic energy, which the prototype was developed by Pamela (high school student from São José dos Campos city, in São Paulo state). At first, the chassis manufacture was the main focus of the studies, but after the advances on research, there were an acquisition of a minikart tubular chassis with close dimensions to the model. Therefore the understanding of the reactions of torsion and flexion in structural simulations through software became part of the tasks. The search for knowledge opened fronts to the decision of remodeling of the automobile, not limiting this task to only the chassis, but to the entire mechanical and electro-electronic set in order to harmonically provide lightness and less resistance to scrolling, utilizing the clean and renewable energy from the photovoltaic panel which was contained in the past automobile model. This way, there were manufactured vital components so the automobile could properly work utilizing, among others, the tools available in the university’s workshop. Thus, the prototype is understood as a research laboratory and advance in technologies and alternative concepts to the reduction of polluting gases originated by combustion of fossil fuels. Therefore, it’s enhancement will be continuous and challenging to the subsequent engineering classes.

Keywords: tubular chassis, photovoltaics, microcontroller, start engine, simulation.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduanda em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduanda em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

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Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas.

{$author}, Universidade Braz Cubas

Graduando em Engenharia Mecânica. Universidade Braz Cubas. 

{$author}, Universidade Braz Cubas

Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Brasil(2010)

Publicado
2017-12-21

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