A Divisão do Trabalho em Durkheim, Marx e Weber
Palavras-chave:
Divisão do trabalho. Sociologia. Sociedade
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo discutir a Divisão do Trabalho nos conceitos de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Inicia-se com uma breve biografia de cada pensador, as suas contribuições ao assunto aqui tratado. O ensaio conclui que os três sociólogos colaboraram para os estudos sobre a divisão do trabalho em que o “tipo ideal” de Weber foi usado por Durkheim e Marx, sem conhecerem e inadvertidamente, em seus estudos individuais e acentuando que os fenômenos estão envoltos pela “pluricausalidade” de Weber.
Publicado
2014-02-14
Como Citar
Alves, P. R. (2014). A Divisão do Trabalho em Durkheim, Marx e Weber. Diálogos Interdisciplinares, 3(1), 46-58. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/43
Edição
Seção
Artigos
A Revista Diálogos Interdisciplinares reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Diálogos Interdisciplinares. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.