A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

um estudo de caso no Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau

  • Italo Brener de Carvalho
  • Aldair Fernandes Silva
  • Fernanda Rezende

Resumo

Este trabalho enfatiza a necessidade de adoção de práticas de responsabilidade social para a sustentabilidade das atividades turísticas, fortalecendo a imagem das organizações adotantes como uma importante estratégia de marketing. Buscou-se como objetivo geral verificar a possibilidade de inserir a estratégia de gestão de Responsabilidade Social dentro da Fundação Belo Horizonte de Turismo e Eventos – BHCVB (Belo Horizonte Convention and Visitors Bureau). Para isso foi necessário diagnosticar a existência de projetos e/ou ações desenvolvidas pelo BHCVB que visem o desenvolvimento social, e se esses projetos possuíam algum grau de envolvimento com setores governamentais e com a comunidade. Também foi verificado se existia interesse por parte da diretoria do BHCVB, na adoção da prática de Responsabilidade Social. A Metodologia desta pesquisa foi descritiva e exploratória, de caráter qualitativo, com coleta de dados bibliográficos, aplicação de questionário para os empregados da instituição e entrevistas com um dos membros da diretoria do BHCVB e 20 associados/mantenedores. Percebeu-se várias conexões entre o BHCBV com a gestão de Responsabilidade Social, apesar de um dos principais focos do BHCVB é captar eventos de natureza técnico científico. É fato que não há ação específica voltada para essa gestão, mas nota-se a pré-disposição e as variadas características que ele possui, que, se bem trabalhadas e planejadas, podem vir a trazer grandes ações futuras para a sustentabilidade da atividade turística em Belo Horizonte.

Biografia do Autor

Italo Brener de Carvalho

Mestrado em Administração pela Northumbria University - Inglaterra, Inglaterra(2005)
DE do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais , Brasil

Aldair Fernandes Silva

Aldair Fernandes da Silva (aldairh10@gmail.com)
Mestre em Administração, Fundação Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, MG
Fernanda Rezende (ferfrezende@hotmail.com)
Bacharel em Turismo, Unicentro Newton Paiva, Belo Horizonte, MG

Publicado
2018-11-23

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##