CONSUMO COMPULSIVO VALORES MATERIALISTAS E SUA INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES COMPULSIVOS

  • Bruno Alves Catão EACH-USP
  • Luiz Gonzaga de Ataliba Nogueira Neto
  • Helenita Tamashiro
  • Clauria Rosa Acevedo
Palavras-chave: consumo compulsivo, valores materialistas, comportamento do consumidor

Resumo

Uma das áreas de distúrbios de consumo que atualmente vem recebendo grande atenção dos estudos é a de consumo compulsivo. Pesquisas começaram a se deslocar a partir de pesquisas descritivas deste fenômeno para a tentativa de explicar alguns de seus mecanismos causais. Uma das possíveis explicações para este fenômeno é baseada nos valores materialistas, como o desejo de status, reconhecimento, poder, fantasiar serem pessoas que não são, através da posse de bens materiais que possam passar esta impressão para outras pessoas. Tais valores podem fornecer um impulso em consumidores compulsivos no momento da compra. Este estudo se utiliza da fusão de duas escalas de medição de valores materialistas para comparar o grau que os valores materialistas estão presentes em consumidores compulsivos e em um grupo de controle com o objetivo de entender, através de análises estatísticas se os consumidores compulsivos apresentam maior grau de valores materialistas do que o grupo de consumidores não compulsivos (grupo de controle). Os resultados da pesquisa nos mostram que os consumidores compulsivos têm maior grau de valores materialistas quando comparados com consumidores não compulsivos.

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga de Ataliba Nogueira Neto

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Helenita Tamashiro

Pós-Doutorado em Administração pela FEARP-USP. Doutora em Administração pela FEA-USP. Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1999) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2005). Menção Honrosa ao Prêmio Claude Machline de Melhor Artigo (SIMPOI 2008). Foi Professora substituta da FEARP-USP. Atualmente é professora da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Ribeirão Preto. Professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora colaboradora da Pós-Gradução Faculdade FIA de Administração e Negócios. Professora colaboradora da Pós-Graduação do Senac-Ribeirão Preto. Parecerista da Revista de Gestão da USP e da Revista Brasileira de Marketing. Parecerista de periódicos para a base de dados do SciELO - Scientific Electronic Library Online. Parecerista do Journal of Operations and Supply Chain Management e do African Journal of Business Management.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, qualidade em serviços, comportamento do consumidor, varejo e canais de distribuição.

Clauria Rosa Acevedo

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora  no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Publicado
2018-11-21

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