ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOBRE ÁLCOOL E DIREÇÃO

  • Bruno Alves Catão EACH-USP
  • Claudia Rosa Acevedo
  • Alana Belei
  • Helenita Tamashiro
  • Natália Violim
Palavras-chave: marketing social, comunicação, álcool e direção, campanhas publicitárias, análise de conteúdo

Resumo

Os números de acidentes de trânsito causados pela mistura de álcool e direção no Brasil são uns dos maiores do mundo. Para reduzir estes números, diversas estratégias de marketing social têm sido tentadas, e o papel deste artigo foi o de mensurar os efeitos dos diversos apelos utilizados por elas. Concluiu-se que os apelos mais utilizados nas campanhas são os racionais e emocionais voltados ao medo.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora  no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Alana Belei

Bacharela em Marketing pela USP.

Helenita Tamashiro

Pós-Doutorado em Administração pela FEARP-USP. Doutora em Administração pela FEA-USP. Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1999) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2005). Menção Honrosa ao Prêmio Claude Machline de Melhor Artigo (SIMPOI 2008). Foi Professora substituta da FEARP-USP. Atualmente é professora da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Ribeirão Preto. Professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora colaboradora da Pós-Gradução Faculdade FIA de Administração e Negócios. Professora colaboradora da Pós-Graduação do Senac-Ribeirão Preto. Parecerista da Revista de Gestão da USP e da Revista Brasileira de Marketing. Parecerista de periódicos para a base de dados do SciELO - Scientific Electronic Library Online. Parecerista do Journal of Operations and Supply Chain Management e do African Journal of Business Management.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, qualidade em serviços, comportamento do consumidor, varejo e canais de distribuição.

Natália Violim

Bacharela em Marketing pela EACH-USP.

Publicado
2018-11-21

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##