O Gerenciamento do Endomarketing e da Ética nas Organizações

  • Tânia Maia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Paulo Roberto Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Valério Vitor Bonelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
Palavras-chave: Endomarketing, ética, cliente

Resumo

A nova realidade de mercado tem obrigado as empresas a atuarem num contexto bastante competitivo, com consumidores cada vez mais ávidos por novos produtos e serviços. Para sobreviver a esta nova realidade, marcada por um cenário de competição sofisticado, as empresas se viram obrigadas a buscar novos recursos em serviços, ou seja, no conhecimento e na informação das pessoas. Satisfazer e fidelizar o cliente são os novos desafios das organizações que pretendem permanecer e se expandir no mercado. Diante desta realidade, o endomarketing tem sido uma ferramenta fundamental para o crescimento dos negócios e viabilização nas organizações. O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos do endomarketing e seu impacto no atendimento ao cliente no que diz respeito à ética, transparência e responsabilidade. Como caso ilustrativo, serão analisadas a prática do endomarketing e sua ética em uma empresa, tanto na área jurídica como na área do comércio.

Biografia do Autor

{$author}, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da FEA-PUCSP.
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Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da FEA-PUCSP.
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Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da FEA-PUCSP.
Publicado
2014-08-28
Seção
Artigos