Currículo e Estratégias de Ensinagem em Administração: Reflexões sobre o grau de Aderência de Pesquisadores da Área

  • Dione Fagundes Nunes Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Simone Prates Barreto Instituto Nacional de Pós-graduação
Palavras-chave: Currículo, técnicas de ensino, estratégias de ensino

Resumo

Muitos são os aspectos envolvidos quando se pretende analisar a eficiência educacional e estes, inexoravelmente, passam por concepção de currículo e prática docente, mais especificamente as estratégias utilizadas nesta. Nos limites do presente artigo, estes foram os eixos escolhidos para, como objetivo final, verificar (pela incidência) o quão aderentes ao tema têm se mostrado as reflexões e discussões de pesquisadores da área. Este trabalho foi realizado em três etapas. A primeira foi a revisão da bibliografia sobre a temática de currículos, estratégias e técnicas de ensino. Na segunda etapa realizou-se um estudo exploratório que teve como crivo a incidência desses temas, como palavras-chave, nas publicações da área. A última etapa consistiu uma análise qualitativa das publicações e, na sequência, foram elaboradas as considerações finais. Constatou-se, pela pesquisa, que estes temas estão sendo pouco abordado, o que pode indicar baixa preocupação na análise da eficiência educacional brasileira. Conclui-se, por fim, dada a baixa incidência de trabalhos publicados nos principais fóruns da área e, dos publicados, uma tendência em análises pontuais – além de insignificante ocorrência de relatos de sucesso – que a aderência de pesquisadores de administração às discussões e reflexões sobre o tema não apresenta consistência capaz de converter a sensação de ineficiência que paira em nossos cursos.

Biografia do Autor

{$author}, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da FEA-PUCSP
{$author}, Instituto Nacional de Pós-graduação
Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da FEA-PUCSP
Publicado
2014-08-28
Seção
Artigos