DISLEXIA:

O DESAFIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Lidiane Gomes Lara
  • Laura Cristina L. Mendes Universidade Anhanguera
  • Nilda Franco Rocha Universidade Anhanguera
  • Renan Gomes Lara Faculdade Unigran Capital
Palavras-chave: Pedagogia, Ensino, Aprendizagem, Dislexia

Resumo

RESUMO: Compreender o distúrbio da dislexia como a disfunção neurológica, que envolvem obstáculos em decodificar símbolos gráficos, e o estímulo à escrita, comprometendo a memória fonêmica da aprendizagem, como também a relação interpessoal a âmbito escolar. O objetivo geral deste estudo foi identificar a dislexia como o principal desafio do processo da aprendizagem no ensino fundamental, bem como descrever as causas e consequências do distúrbio, que comprometem a leitura e escrita, correlacionando com a prática docente pedagógica. O delineamento do estudo foi do tipo qualitativo, descritivo, exploratório, buscando aprofundar a temática através de produções acadêmicas já elaboradas. Analisando os dados a dislexia pode ser classificada como evolutiva e de desenvolvimento, isto é, fonológica não reconhecem os estímulos da via lexical; superficial têm a dificuldade no reconhecimento global das palavras; profunda apresentando o quadro severo de leitura das palavras e erros semânticos. Nos resultados encontrados cerca de 0,5% a 17% atinge os alunos em idade escolar, tornando-se notável algumas características presente desde a infância, como a dificuldade de adaptação nas séries iniciais da escola, aquisição tardia da fala e pronúncia de palavras.

Palavras-chave: Pedagogia. Ensino. Aprendizagem. Dislexia.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Anhanguera

Egressa do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNIDERP.

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Egressa do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Publicado
2019-05-24