ENSINO HÍBRIDO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Gabriel Oliveira Nascimento Centro Universitário Brazcubas
  • Leni Leonor Nelli de Miranda Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Ensino híbrido, Blended Learning, Psicologia

Resumo

O ensino híbrido é a mescla entre práticas inovadoras que utilizam a tecnologia e o ensino tradicional. Traz o melhor dos dois mundos e o modelo desenvolve a autonomia dos alunos e respeita suas características mais subjetivas. Podemos encontrar diversos autores dentro da psicologia da educação preocupados com a subjetividade, um dos mais expressivos é Vygotsky com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Diante desta questão, o presente estudo, a partir de revisão bibliográfica, tem como objetivo compreender a estrutura do Ensino Híbrido e sua relação com a psicologia da educação para favorecer a subjetividade de cada indivíduo. Para este estudo foram compilados 5 livros e 7 artigos científicos. Os resultados mostram a falência da educação bancária, e apontam para a necessidade de personalizar a educação. O modelo de ensino híbrido apresenta características para uma educação centrada no aluno, pensa em sua autonomia e em uma educação significativa. Conclui-se que o ensino híbrido é um modelo que pode atender as necessidades mais subjetivas de cada estudante.

Palavras chave: Ensino híbrido, Blended Learning, Psicologia.

 

ABSTRACT

Hybrid education is the mix between innovative practices that utilize technology and traditional teaching. It brings the best of both worlds and the model develops students' autonomy and respects their most subjective characteristics. We can find several authors within the psychology of education concerned with subjectivity, one of the most expressive is Vygotsky with his concept of Proximal Development Zone. Given this issue, the present study, based on a bibliographical review, aims to understand the Hybrid Teaching structure and its relation with the psychology of education to favor the subjectivity of each individual. For this study 5 books and 7 scientific articles were compiled. The results show the bankruptcy of banking education, and point to the need to customize education. The hybrid teaching model presents characteristics for a student-centered education, thinking about its autonomy and meaningful education. We conclude that hybrid education is a model that can meet the most subjective needs of each student.

Keywords: Blended Learning, Psychology. Hybrid Teaching.

 

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Brazcubas

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Mestrado em Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e pela Universidade Braz Cubas, Brasil(1999). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro , Brasil. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2018-12-15