RELAÇÕES ENTRE SONO E APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES

  • Caroline do Couto Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Sono, Adolescência, Aprendizagem

Resumo

O sono é um estado comportamental, reversível e cíclico e exerce diversas funções tanto fisiológicas quanto psicológicas. Além disso, é essencial para modular inúmeras funções cognitivas, bem como a consolidação da memória e da aprendizagem, especificamente na adolescência. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo é descrever as relações entre sono e aprendizagem em adolescentes. Para este estudo foram compilados 15 artigos científicos e 2 livros específicos, do acervo do Google acadêmico, PubMed, SCIELO e Bireme. As palavras-chave utilizadas para a busca dos artigos científicos foram: “sono”, “aprendizagem”, “ adolescência” e “ restrição de sono”. Os resultados do presente estudo mostram que os adolescentes restritos de sono podem apresentar alterações nos processos de consolidação de memória e, com isso, declinar o rendimento escolar e de aprendizagem. Nesse contexto, conclui-se que uma boa noite de sono é eficiente para a consolidação da memória e aprendizagem entre adolescentes, pois pode refletir na melhora do aprendizado escolar.

Palavras-chave: Sono, Adolescência, Aprendizagem

 

ABSTRACT

Sleep is a behavioral state, reversible and cyclic and exerts distinct physiological as well as psychological functions. In addition, it is essential to modulate numerous cognitive functions, as well as consolidation of memory and learning, specifically in adolescence. Given this context, the objective of the present study is to describe the relationships between sleep and learning in adolescents. A total of 15 scientific articles and 2 specific books of the collection of Google acadêmico, PubMed, SCIELO and Bireme. The keywords used to search the scientific articles were: "sleep", "learning", "adolescence" and "sleep restriction". The results of the present study show that sleep restricted adolescents may present alterations in memory consolidation processes and, therefore, decline in school performance and learning. In this context, it is concluded that a good night's sleep is efficient for the consolidation of memory and learning among adolescents, as it may reflect on the improvement of school learning.

Keywords: Sleep, Adolescence, Learning

 

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro , Brasil. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2018-12-15

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>