CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO EDUCADOR SOCIAL

  • Amanda Fratea de Lucca
  • Ana Claudia Pozo Griecco
  • Francisco Carlos Franco Universidade de Mogi das Cruzes
  • Rosália Maria Nettos Prado Centro Paula Souza
Palavras-chave: Educador Social, Pedagogia Social, desvalorização profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória do Educador Social, bem como a construção de sua identidade e seu importante papel na sociedade e, neste contexto, mostrar o pouco reconhecimento que lhe é devido enquanto profissional. A metodologia desenvolvida para esse estudo é baseada em levantamento bibliográfico. Verificou-se que este profissional não foi reconhecido como tal ao longo de sua atuação junto a sujeitos em situações de vulnerabilidade social e nos demais nichos da sociedade. Para tanto este artigo pretende esclarecer as bases nas quais o Educador Social atua através de um percurso sócio histórico que traça o caminho percorrido desde o início de sua atuação, dentro de perspectivas da Pedagogia Social no mundo e no Brasil, até a última legislação vigente que está mais próxima de reconhecê-lo como profissional, provido de direitos e deveres como qualquer outra categoria trabalhista.

Palavras-chave: Educador Social, Pedagogia Social, desvalorização profissional

ABSTRACT

The objective of this paper is to present the professional background of the Social Educator as well as the construction of his/her identity and his/her important role in society and, in this context, to point out his/her professional downgrading due to lack of recognition. The methodology developed for this study is based on a bibliographical survey. It was verified that this professional did not have his/her due recognition for a long period of time along his/her move within subjects in situations of social vulnerability and in the other niches of the society. For this purpose, this article aims to clarify the basis on which the Social Educator works through a socio-historical course that traces the path covered from the beginning of his/her work within the perspectives of Social Pedagogy in the world and in Brazil to the last current legislation that is closer to recognizing him/her as a professional, with rights and duties like any other labor category.

Key-words: Social Educator, Social Pedagogy, professional downgrading

Biografia do Autor

Amanda Fratea de Lucca

Mestranda em Políticas Públicas pela UMC. Especialista em Metodologia do ensino de Língua Inglesa pela Universidade Braz Cubas (2004). Graduada em Letras pela UMC (1998). ID: https://orcid.org/0000-0003-4088-3461. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2068643302531230. E-mail: lucca.amanda@gmail.com

Ana Claudia Pozo Griecco

Mestranda em Políticas Públicas pela UMC. Especialista em Docência do Ensino Superior pela FALC (2008). Graduada em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi (1992). Graduada em Letras pela Universidade Braz Cubas (2002).

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e professor de cursos de formação de professores na Universidade Braz Cubas - UBC. É autor e co-autor de livros e artigos sobre educação e cultura em instituições de educação formal e não formal e sobre formação de professores.

{$author}, Centro Paula Souza

Dra. em Linguística e Semiótica pela USP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Paula Souza. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2138-8422 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028299162272414

Publicado
2018-12-15

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