PUBERDADE PRECOCE CENTRAL E PERIFÉRICA

  • jaqueline pereira silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • Aline Buratti Universidade de Mogi das Cruzes
  • Gustavo Monteiro de Jesus Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.
  • Jessica Mayumi Nakamoto Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Marco Aurélio Marins Aguiar Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: puberdade, puberdade precoce, sistema nervoso central, caracteres sexuais, crescimento e desenvolvimento

Resumo

CONTEXTO: puberdade é a transição entre infância e fase adulta, caracterizada por alterações endócrinas, que resultam na maturação sexual. Sendo assim, puberdade precoce é o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários antes da normalidade. Esse inicio decorre de um mecanismo central comandado pelo eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gônada. Quando os hormônios sexuais são produzidos independentemente da ativação desse eixo, ocorre a puberdade precoce periférica (PPP). Já quando a ativação do eixo é prematura, semelhante ao fisiológico, porém em idade inadequada, acontece a puberdade precoce central (PPC). OBJETIVOS: evidenciar as diferenças entre as vertentes da puberdade precoce. METODOLOGIA: realizou-se uma revisão literária utilizando as plataformas SciELO, MEDLINE e LILACS. Selecionaram- se artigos publicados entre 2011 e 2017 escritos em inglês, português e espanhol. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a PPC depende dos hormônios gonadotróficos, pode ser idiopática ou relacionada a lesões do Sistema Nervoso Central. Já na PPP, a produção de esteroides sexuais não ocorre pelas gonadotrofinas, podendo ser isossexual ou heterossexual. Dentre suas causas, destacam-se tumores ovarianos e fontes exógenas. Para diagnosticar e diferenciar a PPC da PPP é necessário um bom exame clinico associado a exames complementares, como a dosagem de GnRH. O tratamento é diferente devido a fisiologia, na PPC são utilizados análogos de GnRH e na PPP são usados inibidores de aromatase. CONCLUSÃO: determina-se a importância de uma cuidadosa avaliação do paciente para diagnostico diferencial da puberdade precoce e do tratamento adequado. As alterações genéticas como causa da PPC fortalecem a necessidade de mais estudos sobre a puberdade precoce, para assim permitir o desenvolvimento adequado das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: puberdade, puberdade precoce, sistema nervoso central, caracteres sexuais, crescimento e desenvolvimento.

 

 

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduanda da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

{$author}, Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Graduando da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

{$author}, Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes

Graduanda da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Professor auxiliar de Clínica Médica e de Pediatria, área de Endocrinologia, na Universidade de Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-06-04
Seção
Projetos de Pesquisa