O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO DOS PAIS OU CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

  • Samanta Fernandes Bastos Centro Universitário Braz Cubas
  • Rosilene Ribeiro De Oliveira Centro Universitário Braz Cubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Braz Cubas
Palavras-chave: Autismo; Transtorno do Espectro Autista; Família.

Resumo

RESUMO

O diagnóstico do autismo geralmente ocasiona mudanças estruturais na família. Devido às manifestações desse transtorno e pela dependência nas realizações de tarefas diárias pode ocorrer uma sobrecarga física e emocional à família. Os pais ou cuidadores tem total importância na vida de indivíduos com autismo e sua colaboração é fundamental no seu desenvolvimento. O presente estudo tem como objetivo descrever e discutir as relações entre sofrimento psicológico dos pais ou cuidadores diante da criança com transtorno do espectro do autismo. Foram utilizadas para essa pesquisa bases de dados eletrônicas como: Google Acadêmico, Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), ao final da leitura foram selecionados : 55 artigos científicos, 04 dissertações de especialização, 03 dissertações de trabalho de conclusão de curso, 17 dissertações de Mestrado, 01 dissertação de Doutorado e 07 livros, totalizando o número de 87 obras. Os resultados do presente estudo mostram que com a descoberta do autismo de seus filhos, os pais ou cuidadores podem apresentar momentos de intenso sofrimento e dualidade emocional. Nesse sentido, concluí-se que os pais ou cuidadores podem precisar do apoio da família extensa, bem como de uma escuta terapêutica para lidar com suas questões diante do cuidado parental com o filho (a), e assim, ressignificar essa nova realidade e dispor de um tratamento multidisciplinar adequado para o desenvolvimento da criança com o Transtorno do Espectro do Autismo.

 

Palavras chave: Autismo; Transtorno do Espectro Autista; Família.

 

 

ABSTRACT
The diagnosis of autism usually causes structural changes in the family. Due to the manifestations of this disorder and the dependence on the accomplishment of daily tasks, a physical and emotional overload can occur to the family. Parents or caregivers have total importance in the lives of individuals with autism and their collaboration is fundamental in their development. The present study aims to describe and discuss the relationships between psychological distress of parents caregivers in front of the child with autism spectrum disorder. We used electronic databases such as: Google Academic, Electronic Periodicals of Psychology (PePSIC) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO), at the end of the reading were selected: 55 scientific articles, 04 dissertations, 03 dissertations of course completion, 17 Master's dissertations, 01 PhD dissertation and 7 books, totaling the number of 87 works. The results of the present study show that with the discovery of autism of their children, parents or caregivers may experience moments of intense suffering and emotional duality. In this sense, it was concluded that parents or caregivers may need the support of the extended family, as well as a therapeutic listening to deal with their issues in the face of parental care with the child, and thus, resignify this new reality and dispose of a suitable multidisciplinary treatment for the development of the child with Autism Spectrum Disorder.        

 

 

Keywords: Autism; Autism Spectrum Disorder; Family.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Braz Cubas

Rosiline Ribeiro de Oliveira - Orientadora Temática e Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas - Mogi das Cruzes- SP- Mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia (IP) na Universidade de São Paulo (USP), Brasil (2014). E-mail: rosilene.oliveira@brazcubas.br

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011).
Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

{$author}, Centro Universitário Braz Cubas

Valdir de Aquino Lemos - Orientador Metodológico e Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas - Mogi das Cruzes - SP. Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil. E-mail: aquino.lemos@terra.com.br

Publicado
2019-06-04

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